A Caravana Menstrual da Herself

A Caravana Menstrual da Herself

Hoje, a gente quer te contar sobre uma super novidade: a Caravana Menstrual.

Mas antes, relembre aqui como colocamos nossas ações em números. Afinal, a Herself já tem um longo caminho como negócio de impacto social. 🙂 

Nesse percurso da Caravana, nossas parceiras foram a Herself Educacional – @herselfeducacional – a Adolescer – @vaniabelizsexologia – e as Princesas Menstruantes – @princesasmenstruantes.

A Caravana Menstrual

Em princípio, tudo começou por uma vídeo chamada. As ativistas Raíssa Kist, Victoria De Castro, Vânia Beliz e Carolina Ramírez estavam organizando a formação Educação Menstrual Pelo Mundo, curso da Herself Educacional.

Só nessa chamada já tínhamos Brasil, Colômbia e Portugal fazendo planos de como espalhar a palavra da menstruação pelo planeta. Então como seria começar com uma Caravana?

Em seguida, em 2020, o sonho da primeira Caravana se realizou. Foi em Guiné-Bissau, na África, incluindo Portugal e Colômbia já na estreia. A parceria Haua Embaló, Coordenadora da Organização de Desenvolvimento da Guiné, que ficou à frente da ação. 

O objetivo central era facilitar o acesso a informações embasadas e seguras sobre os órgãos sexuais internos e externos que fazem parte do ciclo menstrual.

Já em 2021, surgiu uma nova oportunidade de realizar a Caravana pelo apoio da Personería de Medellín.

Logo após vacinada, Raíssa Kist, CEO da Herself e sócia da Herself Educacional, partiu para a Colômbia. A ideia era realizar a 2ª edição da Caravana Menstrual no município de Segovia, em Antioquia. Lá encontrariam Vânia e Carolina, responsáveis pelos projetos Adolescer e Princesas Menstruantes.

Assim como a primeira edição, os objetivos foram:

  • Facilitar o acesso à educação menstrual para meninas de escolas públicas da região;
  • Realizar rodas de conversa sobre educação menstrual e autonomia com a população;
  • Treinar promotores de bem-estar menstrual;
  • Sensibilizar agentes educacionais quanto ao tabu da menstruação.

O que atingimos até aqui

Apenas com a ação em Segovia, na Colômbia, conseguimos informar 200 meninas e mulheres jovens sobre questões relacionadas à educação menstrual e autocuidado. Lá, conversamos sobre tabus e estigmas ao redor da menstruação.

Além disso, sensibilizamos 30 agentes educacionais locais, informando sobre a violação dos direitos humanos fundamentais devido ao tabu. Também distribuímos 200 materiais educacionais e 100 kits para manejo no período menstrual. E não para por aí: capacitamos 10 jovens multiplicadoras para o incentivo do bem-estar menstrual nas suas regiões. Um trabalho e tanto feito a muitas mãos!

Qual o futuro da Caravana Menstrual?

Nosso plano é que 2022 seja o ano da Caravana Menstrual no Brasil! Saímos da Colômbia com o convite feito para que as nossas parceiras da Colômbia e Portugal, Carolina Ramírez e Vânia Beliz, estejam com a gente em mais essa edição.

E você pode apoiar esse projeto, sabia? Hoje a Herself investe mais do que dinheiro em ações sociais: ela destina tempo da equipe e da CEO da empresa. Ou seja, é um trabalho que exige muito de todo time. Por isso, quando você escolhe comprar Herself, está possibilitando que a marca siga criando ações rumo à dignidade menstrual.

Para a próxima edição, além do apoio ao comprar os produtos da Herself, você poderá ser sorteada para viajar conosco na Caravana Menstrual 2022! De 20 a 30 de novembro de 2021 teremos a Semana Vermelha – a Black Friday da Herself – onde teremos 20% de desconto. Assim, você terá a chance de espalhar essa causa.

Na compra de qualquer um dos itens selecionados, você poderá optar por destinar 10% do valor da sua peça para a Caravana Menstrual 2022. Basta incluir o cupom “eunacaravana” para indicar o seu interesse em investir na ação e participar do sorteio.

Um futuro com mais dignidade menstrual para meninas e jovens é possível. Afinal, não há nada mais poderoso que a educação pensada de forma coletiva.

Então bora espalhar a palavra da menstruação com a gente?

Share this post

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0
Herself