Absorvente para amamentação lavável: conheça benefícios do produto

Absorvente para amamentação lavável: conheça benefícios do produto

O absorvente para amamentação lavável é um acessório indispensável. Você já conhece essa tecnologia? Não? Então confira como ele funciona e por que é mais sustentável, confortável e higiênico do que outras opções. 

O que é o absorvente para amamentação lavável?

O absorvente para amamentação lavável é um acessório para as novas mamães usarem durante o período pós-parto ou de amamentação de um bebê. Num formato de bojo, ele é colocado no sutiã ou top para absorver o vazamento de leite materno, característico da amamentação.

Durante o período de aleitamento, é comum que as mães percebam o vazamento do leite materno. Isso acontece devido ao estímulo hormonal dessa fase e é totalmente saudável. No entanto, isso pode causar muito incômodo. Afinal, pode deixar os seios úmidos, o sutiã molhado e até mesmo molhar a blusa. Quando se está fora de casa, o desconforto é ainda maior. 

Nesse sentido, alguns produtos foram criados para proporcionar mais alívio e segurança para as mamães. Como no caso do absorvente para a amamentação lavável. Também conhecido como absorvente para seios ou bojo absorvente, ele é reutilizável, por isso mais sustentável, seguro e higiênico que outras opções. 

Absorvente para amamentação lavável: como funciona?

Existem diferentes acessórios do tipo no mercado hoje. Como, por exemplo, peças absorventes que se tratam simplesmente de tecidos costurados. No entanto, já existem alternativas altamente tecnológicas, capazes de absorver o leite materno sem deixar cheiros. Aliás, a Herself tem essa opção, conheça aqui os Bojos Absorventes e o Kit Pós-Parto.

Definitivamente, o absorvente para a amamentação lavável tecnológico possui um grande diferencial. Primeiro, a parte em contato com o seio é feita de algodão, tecido seguro para ficar em contato com os seios. Essa opção é a mais indicada, pois não causa atrito entre o tecido e as mamas, evitando assaduras. Mas não só isso: a parte interna do absorvente possui tecnologia antimicrobiana, evitando a proliferação de fungos e bactérias. Como consequência, essa opção gera menos odores.

absorvente para amamentação lavável
Absorvente para amamentação lavável sendo inserido num top.

Já na parte externa dos absorventes, um tecido com tratamento hidro repelente evita que o leite materno passe para a roupa. Essa característica garante segurança e evita os constrangimentos que muitas mães sofrem fora de casa. 

Benefícios do absorvente para amamentação lavável

Ok, mas os benefícios disso tudo? São vários!

Bom, se você teve a experiência ou já viu alguma mãe usando opções de absorventes descartáveis, sabe no que falaremos a seguir. Um só dia é o suficiente para gerar muito lixo; papel higiênico, plástico e tudo que envolve protetores descartáveis. Já sabemos que o plástico pode levar anos até se decompor, tendo um impacto nocivo ao meio ambiente. Para quem busca uma vida mais consciente e sustentável, essa opção pode ser bem incômoda e frustrante. 

Entretanto, a produção de lixo não é a única desvantagem das opções descartáveis. A influenciadora Daiane dos Andes (Canal Manual do Recém-Nascido) já falou sobre as conchas rígidas, acessórios de silicone que prometem reter o excesso de leite materno. A contraindicação do uso é que o item gera um vácuo no seio da mãe, o estimulando constantemente. Por esse motivo, é normal se sentir abafada e com os seios úmidos ao longo do dia. O que pode ser bem incômodo, não é mesmo? Essa é mais uma das vantagens das opções de tecido: são transpiráveis e deixam o local mais sequinho.

Além disso, a opção de tecido é super discreta, afinal, encaixa no sutiã e faz com que o acessório seja uma peça íntima. Nada de sentir plástico pinicando na pele ou absorvente de plástico marcando numa blusa mais fina. Ufa, né?

Como usar absorvente para amamentação lavável?

É fácil usar um absorvente para amamentação lavável. Primeiramente, escolha um sutiã ou top confortável. Dê preferência às peças que não apertem e sustentem bem os seios. Será necessário esse suporte para encaixar os discos de tecido.

Depois, basta encaixar seu absorvente ao redor dos mamilos. Por conta da sustentação do sutiã, ele não irá “dançar” embaixo da peça, viu? No caso da sensação de sensibilidade nos mamilos, o toque seco do algodão também vai massagear bem o local.

Depois, é só vestir sua roupa normalmente, ou ficar de boas de top, biquíni ou sutiã em casa. Enfim, basta vestir o que vai te deixar mais confortável e segura

kit pós parto Herself

Quanto tempo pode usar absorvente para amamentação lavável?

Que a experiência de amamentar é única você já sabe. Amamentar um bebê difere de amamentar dois, por exemplo. Da mesma forma, algumas mulheres experimentam mais vazamentos de leite do que outras. 

Por esse motivo, as horas de uso com os absorventes terão de ser avaliadas por cada pessoa. O ideal é usar a peça até se sentir confortável, lembrando de não passar mais de 12h — tempo recomendado para não proliferação de fungos e bactérias. A sensação de umidade também pode ser um alerta para trocar o absorvente para um mais seco e limpo. 

Além disso, as atividades que serão realizadas no dia também devem ser consideradas. Para ficar em casa, em repouso, talvez esse absorvente fique sequinho por mais tempo. Por outro lado, se a ideia é praticar uma pequena caminhada ou atividade física, o suor e movimento do corpo irá demandar uma troca mais frequente. 

Como lavar absorvente para amamentação lavável?

Se você pensou que lavar um acessório reutilizável é sinônimo de “trabalhão”: não precisa ser. Afinal, eles são fininhos e pequenos e é possível lavá-los em menos de 5 minutos

Em geral, é preciso sempre lavar à mão. Como toda roupa íntima, a lavagem à mão garante mais durabilidade do produto. Quando falamos de tecidos tecnológicos, esse cuidado especial compensa. 

Da mesma forma, usar alvejantes e amaciantes não é recomendado. Se por um lado esses produtos nos atraem pelo cheiro perfumado e a promessa de uma limpeza mais profunda, por outro, são muito agressivos aos tecidos e deixam resíduos de produto entre as fibras. Por isso, o bom e velho sabão neutro é a opção ideal.

Ainda, pode ser super prático lavar seus absorventes durante o banho. Outra alternativa é lavar na pia mesmo, assim que tirá-los. Na hora de secar, estenda seus absorventes numa área arejada, seja na sombra ou no sol. Evite o uso de secador de roupa e secador de cabelo, exceto se for uma emergência, bem pontual. 

Quanto tempo dura o absorvente para amamentação lavável?

Provavelmente, seu absorvente irá durar toda a fase de amamentação. Afinal, a maioria dos absorventes para seios dura no mínimo um ano. No caso das peças com tecnologia, é possível prolongar esse uso, devido à qualidade dos tecidos.

Algumas mulheres experienciam o vazamento de leite por apenas algumas semanas. Em outros casos, pode chegar até 3 anos, a depender da produção hormonal e do período de amamentação da criança. Dois pares de absorvente para os seios já pode ser o suficiente para revezar o uso enquanto outro está secando. Tendo bons cuidados com os acessórios, eles podem te acompanhar por anos. 

Como conservar absorvente para amamentação lavável?

Para que o seu absorvente para amamentação dure ainda mais, é essencial seguir alguns cuidados. Como, por exemplo, lavar seu absorvente logo após o uso. Se possível, lave nas horas seguintes mesmo, nunca deixando passar 12h. Da mesma forma, evite colocá-lo em cestos de roupas sujas.

Após lavá-lo, certifique-se que o produto secou completamente. O uso do acessório molhado faz mal para a saúde e também pode danificar os tecidos a longo prazo. Além disso, não deixe seu absorvente secando no box do banheiro — esse ambiente é uma terra fértil para proliferação de bactérias.

Seguindo essas dicas, seus absorventes terão durabilidade. Mais conforto durante a amamentação e tempo para curtir essa fase da vida.

Share this post

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.