Aniversário Herself: nossa trajetória até aqui

Aniversário Herself: nossa trajetória até aqui

No dia 27 de março completamos 5 anos de existência! Dá para acreditar? De 2017 pra cá, muita coisa aconteceu. Desenvolvemos produtos, formamos laços com diferentes mulheres. E o mais importante: impactamos positivamente mais de 300 mil pessoas em situação de vulnerabilidade

Bom, mas essa data não poderia passar em branco. Por isso, reunimos aqui alguns momentos marcantes e que nos enxem de orgulho no melhor estilo retrospectiva.

Empreendedorismo feminino

Antes de mais nada, nossa história começa em 2016, quando Raíssa (CEO) e sua antiga sócia estavam na faculdade de engenharia química. Naquela época, a Ra se questionava sobre os resíduos de embalagens de plástico. Depois de perceber que dentro da faculdade todos os projetos ficavam parados dentro da gaveta, viu no empreendedorismo uma luz pra tirar as ideias do papel. 

Foi aí que ela e a colega participaram do programa de negócios de impacto EVOLUIR, do Sebrae RS. Embora não tenham conseguido viabilizar o projeto das embalagens que tinham pensado inicialmente, se apegaram ao problema do lixo para pensar em novas soluções. Nesse meio tempo, elas se deram conta do impacto dos absorventes descartáveis.

“A menstruação não está resolvida, pois estávamos usando as mesmas soluções para menstruação desde a década de 30.”

Assim, depois de perceberem o impacto negativo dos absorventes, elas estavam decididas a se aprofundar no tema da menstruação. Afinal, por que estávamos usando o mesmo produto desde a década de 30? Além de provocar alergias e assaduras em muitas pessoas, os absorventes são altamente poluentes. (Aliás, se você não sabe, cuidado para não cair da cadeira: estima-se que 1 absorvente leve mais de 400 anos para se decompor!)

Quando procuraram outras mulheres para conversar sobre o tema, não deu em outra: todas se queixaram da experiência com os absorventes descartáveis. 

Financiamento coletivo e cocriação

Depois disso, com um problema validado por tantas mulheres, veio o desafio de viabilizar o projeto financeiramente. O medo era gigantesco, mas abrimos uma campanha no Catarse para arrecadar 30 mil reais. A surpresa foi bater a meta em menos de 20 dias e ter arrecadado mais que o dobro do valor!

Naquela época, todos as apoiadoras receberam uma calcinha como agradecimento ao apoio. E esse foi o comecinho para nossos produtos rodarem o Brasil. O resultado? Validamos a modelagem e tecnologia dos nossos produtos e demos os primeiros passos para revolucionar os ciclos menstruais.

Da mesma forma, os biquínis menstruais também nasceram da cocriação. Isso porque eles foram uma demanda da nossa rede, que já pensava em utilizar a calcinha na praia durante o verão. Mas não pensem que a tecnologia era a mesma, viu? Nós desenvolvemos uma tecnologia específica para entrar na água. Por isso, em 2018, lançamos o primeiro biquíni menstrual 100% nacional. Foi sensacional contar com nossas clientes nessa nova empreitada!

Produtos tecnológicos m-e-s-m-o

Já em 2019, com uma rede de apoio estabelecida, era hora de alcançar novos voos. Isso porque estávamos decididas a melhorar ainda mais o design dos nossos produtos. Nós já tínhamos a calcinha que funciona meeesmo, com a melhor tecnologia. Então era o momento de fazer as peças ficarem ainda mais completas, alinhando a função à estética.

aniversário herself

Foi aí que lançamos a coleção Plurais, que veio como um manifesto por uma moda mais diversa. A calcinha Dandara recebeu 6 opções de cores em tons nude e seguimos com os 16 tamanhos – do 30 ao 60 – que trabalhamos desde o início da marca. Os biquínis não ficaram de fora dessa, e dessa forma apostamos em cores e estampas para eles pela primeiríssima vez. 😉

No mesmo ano, começamos a produzir acessórios de forma inédita. Daí vieram os absorventes tecnológicos Herself, como uma opção mais acessível e prática para o dia a dia. Um tempo depois, em 2020, desenvolvemos também a Toalha Menstrual como opção para menstruação durante o uso noturno. E, da mesma forma, a Bolsinha Impermeável, para guardar as peças usadas fora de casa. Tudo porque os acessórios tecnológicos cumpriram diferentes papéis na rotina de cada pessoa e foram super bem aceitos por vocês. Demais, né?

Herself Educacional

A gente se propõe, como negócio de impacto, a um objetivo: promover dignidade menstrual. Por isso, sempre soubemos que além de produtos funcionais, precisávamos proporcionar educação. Desde o comecinho da nossa história tivemos a Vic (CEO Herself Educacional) como educadora menstrual da Herself. 

Por isso, em 2019, demos vida à Escola da Menstruação. Dentro do formato de negócio, cada curso de educação menstrual vendido viabiliza uma ação social com um grupo em situação de vulnerabilidade. Foi assim que iniciamos nosso projeto de educação menstrual no cárcere, oferecendo informação para mulheres que estão em privação de liberdade.  

Hoje, além do projeto de educação menstrual no cárcere, já impactamos mais de 300 mil pessoas em situação de vulnerabilidade. Além disso, também cocriamos 3 projetos de lei no Brasil, com foco em solucionar a questão da pobreza menstrual. Esse foi só o começo!

Neste texto, explicamos o que é pobreza menstrual e como você pode combatê-la. 

Herself abre a Casa da Menstruação

Durante todos esses anos, nos deparamos com uma questão muito complexa: o tabu menstrual. Foram 3 anos atuando no online, com nosso site. Nesse processo, participamos de muitas feiras de moda e também fomos residentes de algumas lojas físicas colaborativas. Por esse motivo, percebemos a importância que era ouvir as pessoas pessoalmente. Vê-las tocando nas peças e tirando todas as dúvidas sobre a nossa tecnologia fazia toda a diferença, principalmente em um lugar seguro onde falar de menstruação não fosse tabu. Em 2020, finalmente, conseguimos abrir a Casa da Menstruação, a loja física da Herself.

O desafio não parou por aí, porque estávamos no auge da pandemia da Covid-19 e não podíamos receber pessoas. Mas seguimos firmes e fortes e conseguimos estabelecer o espaço no Bairro Floresta, em Porto Alegre (RS). Além de ser um espaço para comercializar os produtos, o nosso objetivo é promover conversas, eventos e educação menstrual por lá. Porque só assim a gente se aproxima da comunidade e desmistifica qualquer tabu!

Internacionalização

Bom, mas o impacto é só no Brasil? N-ã-o!

Desde 2020, nos demos conta de que era necessário escalar o impacto. Ou seja – proporcionar mais conforto e segurança para pessoas do mundo afora. Por isso, vimos que era importante levar o modelo de negócio da Herself para outros lugares. 

Nesse sentido, escolhemos o Uruguai, um país da América Latina que fica pertinho aqui do Rio Grande do Sul. Apesar de ser um país muito progressista – lá, por exemplo, já é aprovado o aborto – a menstruação ainda é um tabu muito forte. 

Então a Lanna, sócia da Herself Latam, topou tocar essa frente em terrar uruguaias. Abrimos nossa loja virtual no país, hospedada no Mercado Livre. Nossas hermanas agora tem uma opção de conforto e sustentabilidade durante o período menstrual. Foi incrível iniciar essa expansão por lá!

Herself na Netflix 

Cr. VANS BUMBEERS/NETFLIX © 2022

2022 está recém no começo e já temos boas histórias para contar por aqui!

Nesse ano, fomos convidadas a participar do programa “Ideias à Venda”, da Netflix. O reality show é apresentado pela artista Eliana e tem como convidadas ao júri a atriz Mariana Rios e a empresária Luana Genót. Lá, participamos do episódio sobre moda. O desafio era vender nosso propósito – e os produtos – ao público. E não é que nos saímos super bem? 

Aliás, se você não gosta de spoiler, aqui fica o alerta. Fortes emoções nas linhas abaixo! 👀

Nós. Ganhamos. Siiiiiim! Levamos o prêmio pra casa, como melhor desempenho nos desafios. Uma honra ter feito parte disso! <3 Bora assistir? Já está disponível na plataforma da Netflix, especificamente no episódio 4. 

aniversário herself

Aguenta coração esse aniversário Herself, né? Foram muitos acontecimentos em 5 anos. E essa história só pôde ser trilhada graças às mulheres incríveis que acreditaram nos nossos produtos e projetos. Seguimos juntas nessa!

 

P.s: se você for de Porto Alegre ou estiver passando pelo RS nesse final de semana, estaremos com uma festinha aberta ao público acontecendo na Casa da Menstruação. Será no dia 27.03, das 17:00 às 21:00 e teremos sorteio de um kit tudão, primeira bebidinha de graça e show ao vivo. Quer saber mais? É só clicar aqui 🙂

Share this post

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.