Calcinha fio-dental: 11 dúvidas sobre a lingerie respondidas

Calcinha fio-dental: 11 dúvidas sobre a lingerie respondidas

Calcinha fio-dental pode ser um sinônimo de bem-estar. Você duvida? 

Hoje vamos falar sobre os tipos de calcinha fio-dental que existem e como essa peça pode ser versátil para diferentes pessoas e situações. Além disso, as diferentes modelagens permitem que se encontre um modelo confortável, que pode ser usado diariamente. Confira tudo sobre o tema. 

1. O que é calcinha fio-dental?

A calcinha fio-dental é um modelo mais cavado no bumbum, que pode ter diferentes cortes e tecidos – uma tira mais fina, grossa, ter rendas ou duplo tecido. 

Entre as modelagens mais populares está o modelo “T”, com laterais bem finas e encaixe composto por uma tira. Também tem o chamado modelo “G”, com laterais ultrafinas e encaixe composto por pequenos triângulos na parte de trás. Além disso, outro modelo famoso é o fio-dental de tecido duplo, onde as tiras são de um tamanho bem parecido com a parte de trás e toda peça possui uma sobreposição de tecidos. A fio-dental da Herself, por exemplo, é esse modelinho. 

calcinha fio dental
Calcinha fio-dental Ana, da Herself.

2. Quem inventou calcinha fio-dental?

A calcinha fio-dental é uma invenção brasileira. E só podia, né? A fama de quem sempre dá um jeitinho para se bronzear e ousa nas modelagens mais sensuais é real. Apesar de existirem diferentes registros sobre a possível origem, sabe-se que o modelo partiu das peças de moda praia dos anos 80. Especialmente a asa delta, que já era um modelo cavado por si só. 

A modelo brasileira Magda Cotrofe, que foi um símbolo de beleza e sensualidade na década de 80, foi vista usando um biquíni fio-dental pela primeira vez. Na época, não era comum mulheres usarem um modelo tão cavado no bumbum. Rapidamente o modelo se popularizou e passou a ser produzido não só como linha praia, mas também nas lojas de departamento de moda íntima. 

calcinha fio dental
A modelo Magda Cotrofe usando biquíni fio-dental. Reprodução: Revista O Globo.

3. Qual a diferença entre calcinha e calcinha fio-dental?

Mas pera: qual a diferença entre uma calcinha comum e a calcinha fio-dental?

É tudo sobre modelagem. Enquanto as peças tradicionais, sejam mais fininhas ou grandes, cobrem mais a bunda, o modelo fio-dental, por sua vez, sempre terá como característica um corte que encaixa no bumbum. Esse encaixe pode ser de leve, como naqueles modelos onde a tira afunila na parte de trás. Ou, em outros casos, uma tira que entra totalmente no bumbum. 

4. Faz mal usar calcinha fio-dental?

Bom, falar sobre a calcinha fio também é desmistificar alguns tabus. O primeiro, e mais comum, é que usar a calcinha fio-dental pode causar algum tipo de infecção na vagina, como candidíase e vaginose bacteriana. 

Na verdade, muitas e muitos ginecologistas pedem precaução no uso da fio-dental por conta das horas de uso e do momento de evacuação. Isso porque, se a pessoa vai ao banheiro e não higieniza o anus adequadamente, pode levar resquícios de fezes para a região da vulva. Pelo modelo da calcinha fio-dental ficar mais cavado, conforme a pessoa se move, esse atrito pode fazer com que qualquer sujeirinha da região anal chegue na vagina. Como consequência, esse hábito pode causar algumas infecções.

Mas o que fazer, então? É bem fácil! Após fazer xixi ou cocô, lembre-se de limpar de frente para trás. Para mais, limpe-se com água e sabão, ou, no caso de estar fora de casa, um lenço umedecido pode garantir uma higienização mais precisa.

5. Pode usar calcinha fio-dental todos os dias?

Dito isso, não existe nenhuma contraindicação para usar a calcinha fio-dental diariamente. Lembre-se de sempre fazer o asseio corretamente e trocar a sua calcinha ao longo do dia. Assim fica fácil usar esse modelo confortável, lindo e discreto sempre que quiser.


6. Por que as mulheres usam calcinha fio-dental?

Não é muito difícil entender por que a calcinha fio-dental faz tanto sucesso. Seu modelo mais cavado e com encaixe por trás faz com que o bumbum fique mais delineado, valorizando todo o corpo. Por isso, é o modelo campeão da mulherada para ir a um encontro ou se sentir mais sensual. 

Mas apesar de toda fama de ser essa opção mais sexy para transar, é um modelo versátil que agrada não só por isso. A sensualidade nem sempre é para satisfazer a algum parceiro ou parceira. Muitas vezes, as mulheres se sentem mais bonitas e gostosas usando peças menores, pois enxergam melhor o próprio corpo. E faz sentido, afinal, amor próprio é tudo. 

7. Calcinha fio dental: quem pode usar?

Ok, já entendemos que a fio-dental é a queridinha das mulheres. Mas não só elas. 

Muitos homens também usufruem do modelo, que é super sensual e agrada um público diverso. Por isso, é possível encontrar calcinhas, sungas e cuecas nessa modelagem. Seja qual for a identidade de gênero ou sexualidade, é possível encontrar modelos fio-dental para diferentes corpos. Tudo de bom, né?

Outro mito comum é que a calcinha fio-dental fica melhor em corpos magros. Definitivamente não! A calcinha fio- dental é para todos os corpos, inclusive, corpos não magros. Portanto, esse é um modelo que deixa “tudo em cima”, valorizando diferentes silhuetas. O que importa no final é que cada pessoa escolha o modelo que mais faz sentido para si. 

8. Por que usar calcinha fio dental?

Autoestima

Como falamos acima, a calcinha fio-dental valoriza o bumbum e deixa todas as curvas do corpo bem delineadas. Com o corpo mais à mostra, muitas mulheres se sentem gostosas e sensuais. Seja para si ou para alguma situação específica. 

Observação das próprias secreções 

Como foi dito na live entre a Raíssa (CEO Herself), Vic (CEO Herself Educacional) e a Dra. Camila Prestes (ginecologista), usar a fio-dental também é uma oportunidade de autoconhecimento. Ao usar uma calcinha mais fina, você tem a chance de observar a secreção fisiológica – e, portanto, saudável – que o corpo produz. No caso da calcinha fio-dental da Herself, o fundilho de cor clara faz com que seja mais fácil observar o muco diariamente e aprender mais sobre as fases do próprio ciclo menstrual. 

Leia também: Descubra a diferença entre secreção e corrimento vaginal. 

Não marca na roupa

Por ser um modelo mais cavado, a calcinha fio-dental é uma ótima pedida quando usamos saias ou vestidos. Ela fica imperceptível por baixo da roupa e se torna peça curinga para qualquer look. Ou seja, é super versátil. 

9. Qual a idade certa para usar calcinha fio-dental?

De forma geral, qualquer pessoa pode usar a calcinha fio-dental. No entanto, é comum que crianças prefiram modelos mais largos – tanto no bumbum, quanto na cintura. Isso porque o corpo da criança ainda está se desenvolvendo e, por isso, passa por transformações de forma mais rápida. Além do mais, é comum que as crianças brinquem e movimentem muito o corpo. Nesse sentido, os modelos mais larguinhos são os preferidos. É possível que na adolescência a vontade de usar modelos mais cavados apareça. Ou não – e tá tudo certo.

Mas não pense que são só as mulheres jovens que usam esse tipo de calcinha. Mulheres mais maduras, por exemplo, também podem e devem abusar do charme desse modelo. Não por acaso, quando desenvolvemos a Ceci, nossa calcinha cavada com duas tiras laterais, contamos com muitas cocriadoras com mais de 40 anos. Não tem idade certa para querer se sentir bem! 

10. Para que tipo de roupa serve a calcinha fio-dental?

Bom, a calcinha fio-dental pode ser usada com todos os tipos de roupa. Quando usada com uma calça de tecido, por exemplo, ela não aparece por baixo da peça. Isso é ótimo porque permite que a calça fique bem no corpo, sem nenhuma outra costura aparecendo.

Outro caso comum é o modelo ser escolhido na hora de usar uma saia ou vestido. Nesse caso, ela também cai super bem, porque ninguém vai ver o desenho da calcinha. Isso também é super útil com peças mais claras. E, caso você não saiba, fica a dica: toda lingerie cor de vinho ou bordô tem efeito nude na pele. Ou seja, calcinha fio-dental nesses tons é mais sucesso ainda. Não vai marcar nadinha mesmo. 

11. É possível usar calcinha fio-dental menstruada?

E a pergunta que não quer calar: fio-dental e menstruação combinam?

Bom, na verdade, isso depende. 

Para quem tem o fluxo muito intenso, usar um modelo fio-dental pode ser a escolha errada. Pensa só: você está mega menstruada e não tem espaço o suficiente para colocar um absorvente – tanto os tradicionais descartáveis, como um reutilizável ou tecnológico. Nesses casos, os protetores internos podem ajudar. Mas, ainda sim, podem rolar escapes ou a necessidade de usar um protetor externo junto. Portanto, essa escolha pode ser desconfortável.

No entanto, para quem tem mais leve a calcinha fio-dental pode ser ótima. Isso porque fica mais fácil manejar os protetores – sejam internos ou externos – e evitar vazamentos. 

Aqui na Herself temos uma calcinha fio-dental menstrual e tecnológica. S-i-m. Ela tem toda a tecnologia que você já conhece, mas agora num modelinho mais cavado e pra lá de charmoso. Ela absorve o fluxo menstrual leve e pode ser usada junto com outros protetores internos durante o fluxo mais forte. Além disso, ela é ideal para absorver secreções diárias, podendo ser peça curinga no dia a dia. Gostou? Você pode adquiri-la aqui.

Share this post

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.