Como dormir menstruada para não vazar? Conheça 3 técnicas

Como dormir menstruada para não vazar? Conheça 3 técnicas

Como dormir menstruada para não vazar? A gente tem certeza que você já se perguntou isso. Afinal, os vazamentos noturnos fazem parte não só do início da vida menstrual, mas também da rotina de mulheres adultas com fluxo intenso. Você se identifica com isso? Então confira dicas para dormir mais tranquila e sem manchas na cama. 

Tem como dormir menstruada e não vazar?

Acordar e perceber que manchou o lençol de sangue, quem nunca? Ter essa experiência é muito comum, não importa a idade ou intensidade do fluxo. Entretanto, mulheres com fluxo intenso podem sofrer mais. Isso porque dormimos cerca de 8 horas e esse tempo pode ser o suficiente para encher (e vazar) um absorvente.  

Mas calma: é possível dormir menstruada sem vazamentos. Para isso, o primeiro passo é escolher um protetor menstrual adequado para você. Isso, na prática, significa conhecer melhor a intensidade do seu fluxo. Por exemplo: pode ser que você tenha um fluxo moderado nos dois primeiros dias — encheria um absorvente descartável externo em cerca de 5 horas. Ou, que você tenha o fluxo bem intenso, do tipo que em menos de 3 horas já precisa trocar de protetor. Entender isso vai te ajudar a se proteger melhor nos dias mais intensos. Ou seja, escolher a proteção ideal desde o início até o finalzinho da menstruação.  

         Sugestão de leitura: Como saber se meu fluxo é leve, moderado ou intenso

Existem outros jeitos de evitar vazamentos à noite. Como experimentar posições confortáveis que te deixem mais segura. Além disso, vestir um shortinho ou colocar uma toalha na cama são truques antigos, mas que podem ser úteis. Aliás, hoje existem alternativas no mercado super tecnológicas inspiradas nessas técnicas, como veremos a seguir.

Qual a melhor posição para dormir menstruada e não vazar?

Conforme indicam alguns especialistas, dormir em posição fetal (de lado e com os joelhos próximos à barriga) pode ajudar a conter melhor a quantidade de sangue. Isso porque as pernas vão estar mais encolhidas fazendo com que o sangue desça mais devagar. Ainda, essa pose é eficaz ao ter cólicas. Basicamente, ficar de lado alivia a lombar e a pressão do abdômen, característico das dores. 

A posição de bruços também pode ajudar no caso das cólicas. Você pode deitar-se apoiando a cabeça no travesseiro e colocar outro entre as pernas ou pressionado na barriga. Dessa forma, você aquece a região do abdômen e diminui as contrações. 

Embora as dicas sejam indicadas por muitas pessoas, não deixe de testar o que funciona melhor para você. Teste várias posições que te deixem confortável e mais protegida. Apesar disso, lembre-se que usar um bom protetor é mais eficaz do que ficar imóvel na hora de dormir, tá?

Como dormir menstruada para não vazar? Conheça 3 técnicas

Coletor menstrual e calcinha menstrual

Se você tem o fluxo intenso, uma dica valiosa é combinar um protetor interno com externo. Você até pode recorrer aos bons e velhos absorvente interno (ob.) e absorvente noturno descartável. No entanto, alguns ginecologistas alertam para o risco de infecções ao usar o protetor interno por mais de 4 horas. Nesse sentido, o coletor menstrual é mais seguro e saudável. Funciona assim: você insere o copinho na vagina e ele coleta o sangue. Como pode ser usado por cerca de 10 horas, é bem seguro dormir com ele. Ainda, pelo material de silicone e duração de 5 anos, é uma opção bem mais sustentável, não é mesmo? Por aqui somos fãs!

Para uma proteção mais intensa, vista uma calcinha menstrual. Ela é absorvente, lavável e reutilizável. Por estar usando o coletor, é provável que saiam pequenos escapes de sangue. Portanto, nada de manchar suas calcinhas comuns se você pode optar por uma peça específica para isso. 

Experimente um Short Menstrual 

Nós apostamos que você já usou um shortinho por baixo da roupa para evitar vazamentos. Ele normalmente era preto, de ginástica e ajudava em qualquer situação em que não fosse possível lidar com um vazamento (risos). Então…é possível usá-lo para dormir também! Nesse caso, indicamos os shortinhos absorventes menstruais. Sim, você não precisa vesti-los por cima da calcinha ou com qualquer outro protetor. Basta vestir e ser feliz. Ao acordar, você lava, espera secar e pode usar de novo. E, claro, se o seu fluxo estiver muito forte, combine com o coletor também. 

ou uma Toalha Menstrual

Por fim, ela, o acessório mais querido para dormir menstruada! Com uma toalha menstrual, você pode dormir — se mexer — à vontade. Basta esticá-la em cima do lençol e se deitar sobre ela. Com material tecnológico, ela absorve o sangue sem manchar os lençóis de baixo. Depois disso é só lavá-la, esperar secar e usar novamente!

4 dicas para dormir melhor quando menstruada

Realize exercícios físicos regularmente 

Como sempre falamos por aqui, os exercícios físicos são aliados da menstruação. Ao se movimentar, você não só tem mais bem-estar durante todo o ciclo (que envolve mais que o período menstrual em si), como também diminui as cólicas menstruais. Ao fazer atividades físicas liberamos hormônios do prazer como a endorfina e reduzimos o cortisol (que causa o estresse). 

Evite estimulantes

Para dormir bem à noite, é necessário ter alguns cuidados durante o dia. Por isso, evite cafeína (café, chocolates, energéticos) após às 18h. Na hora do jantar, coma ao menos 3 horas antes da hora de dormir, dando preferência para alimentos leves. Dessa forma, será mais fácil realizar a digestão e ter um sono mais profundo. 

Crie rituais seus 

A menstruação não precisa tirar o seu sono. Encontre atividades prazerosas antes de dormir. Você pode, por exemplo, testar massagens. Elas podem induzir o relaxamento e aliviar dores corporais. Outra alternativa é explorar seu corpo através da masturbação, que possibilita o autoconhecimento e o prazer. Confira nosso artigo sobre o tema.

Faça uma boa higiene do sono

Na hora de dormir, faça uma boa higiene do sono. Em resumo, isso significa ir diminuindo as luzes de computadores, celulares e dos ambientes e se deitar ao menos 1 hora antes de dormir para uma leitura ou meditação. Caso não consiga seguir à risca, só de não dormir com o celular grudado no travesseiro ou rolar o feed do Instagram deitada já ajuda muito, viu?

3 erros que podem vazar menstruação durante o sono

como dormir menstruada para não vazar
Tradução: algo como “chorando menstruada”. Reprodução: Giphy

Não trocar de protetor menstrual antes de dormir

Na hora de se preparar para dormir, aproveite para colocar um protetor específico. Uma vez que você já passou o dia ou algumas horas de absorvente, insistir no uso e deitar pode prejudicar a sua saúde íntima e, ainda por cima, provocar vazamentos. Portanto, calcule o tempo que você irá dormir e vista um ou mais protetores que vão te deixar bem protegida durante à noite. 

Usar protetores pequenos

Se você ainda usa absorventes descartáveis externos, dê preferência para os noturnos. Isso porque os tradicionais podem “dançar” na calcinha conforme você mudar de posição à noite. Da mesma forma, se optar por absorventes de tecido, experimente os maiores e que fixem bem na calcinha. Ah, é importante dar preferência às modelagens de calcinhas maiores também.

Dormir de barriga para baixo

Se de um lado existem posições mais favoráveis para a menstruação, existem outras que nem tanto. Dormir de barriga para baixo, por exemplo, pressiona mais o útero. Como resultado, é possível que o fluxo desça mais depressa. Se puder, evite! 

O que posso fazer para diminuir o fluxo da menstruação?

Primeiro, saiba que se o seu fluxo menstrual é muito intenso, do tipo que parece uma hemorragia, é provável que você tenha que investigar melhor. Assim, procure conversar com um/uma ginecologista, ok? 

                  Leia mais: Fluxo menstrual intenso: 6 passos para entender e lidar

Ainda, há algumas dicas para diminuir os sangramentos. Alguns estudam apontam o leite de vaca como inflamatório. Nesse sentido, reduzir ou evitar o consumo pode ajudar a ter sangramentos menos intensos, sobretudo em adolescentes. Outra dica é dar preferência para uma dieta saudável. A vitamina B6 (carnes, ovos, gérmen de trigo, aveia, banana, abacate) e alguns fitoestrógenos (linhaça, nozes e sementes) podem ser aliados para o processo de reequilíbrio hormonal. Confira aqui um artigo com mais dicas. 

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