Consciência corporal e construção da autoestima

Consciência corporal e construção da autoestima

A consciência corporal é de suma importância para a construção da autoestima, porque é através dela que aprendemos a reconhecer o contorno do nosso espírito: o corpo.

Ao longo da história, a dança e outras formas de expressões corporais tem sido usada como meio de mostrarmos os nossos sentimentos mais íntimos: prazer, saudade, tristeza, alegria etc. Essas práticas mantêm um estreito elo com o misticismo e a sexualidade, sendo considerado um aspecto importante da existência humana e dos rituais que formaram culturas em todo o mundo.

Na psicologia, a autoestima representa uma avaliação positiva que fazemos sobre nós mesmas. Mas na história, as mulheres tWm a sua percepção afetada por uma série de violências, controle, apagamento e subordinação. Atacar a sua autoestima é uma estratégia de dominação.

Sem a autoestima ficamos vulneráveis a condições de imposição. Quando o assunto menstruação se torna nebuloso e cheio de mitos, fica muito mais complicado para meninas e mulheres lidarem de forma positiva com a própria menstruação.

E sendo assim, como convencê-las a lidar de forma positiva com o próprio corpo? Como trabalhar a autoestima de corpos com ciclos menstruais se o sangramento é visto como nojento e sujo?

Aqui na Herself, estimulamos que pessoas que menstruam continuem a desenvolver suas práticas de expressão corporal como, por exemplo, a dança. Além de aliviar as dores da cólica menstrual e promover o bem-estar, a dança ajuda a desenvolver a consciência corporal.

Como o seu corpo funciona? Quais são suas vulnerabilidades? No que você é excelente?

A dança promove a autoestima melhorando a relação com nós mesmas, nos colocando em sintonia com cada centímetro dos nossos corpos.

Para fazer as pazes com o seu corpo, experimente levar a Teresa para as suas aulas de dança ou naquele ensaio de coreografia da sua música preferida pela manhã.

 

Share this post

Comment (1)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0
Herself