Cor da menstruação: descubra o que significa cada uma

Cor da menstruação: descubra o que significa cada uma

Certamente você já notou que a cor da menstruação varia de acordo com o dia da menstruação e da intensidade do fluxo. Às vezes está um vermelho vivo, outras vezes num tom mais escuro…

Em geral, a maioria das variações na cor da menstruação acontecem devido ao tempo de exposição do fluxo a oxigenação do ar. Dessa forma, o oxigênio reage com o sangue e o deixa mais escuro, até um tom de marrom bem forte.

Durante o período menstrual, o fluxo vai saindo do útero aos poucos. Dali, ele passa pelo colo do útero e por todo o canal vaginal, até finalmente sair pela abertura da vagina. O tempo que ele demora nesse caminho é um dos determinantes da cor da menstruação quando ela for expelida: seja um tom mais vivo ou mais escuro.

Dessa forma, tais diferenças são completamente normais e esperadas, mas há algumas mudanças na cor da menstruação que podem indicar seu estado de saúde e que, por isso, merecem atenção!

Descubra aqui se seu fluxo é leve, moderado ou intenso

Conheça as calcinhas absorventes menstruais Herself e viva o seu ciclo com mais conforto, saúde e liberdade!

Cor da menstruação vermelho vivo

Principalmente nos dias de fluxo mais intenso, em que o sangue é mais “líquido”, você tende a observar uma cor de menstruação vermelho vivo, bem parecido com o sangue de um corte no dedo, por exemplo. Como o fluxo desce em maior quantidade e mais rápido, ele se mantém num tom bem próximo ao tom de quando é expelido do útero. Ou seja: super normal e saudável!

Cor da menstruação vermelho escuro

O sangue num tom vermelho mais fechado, lembrando o tom de vinho ou bordô, também é bem comum em dias de maior fluxo, como os dois primeiros dias de menstruação. Portanto, ele pode ter um aspecto mais grosso, viscoso e até elástico, o que é super normal da menstruação.

Cor da menstruação marrom

Quem nunca viu um borrão cor de café na calcinha, não é mesmo? Nesse sentido, nos dias finais da menstruação, o sangue tende a ficar cada vez mais marrom, por vir em menor quantidade. Por conta disso, acaba descendo de forma mais lenta e ficando exposto ao oxigênio por mais tempo, ficando mais escuro.

Esses borrões marrons também podem surgir na véspera da menstruação descer de fato, ou persistirem por alguns dias antes. Ocasionalmente, também podem acontecer em dias aleatórios, no meio do ciclo. São os chamados “escapes”. Eles são bem comuns em quem toma anticoncepcional, mas se você tem muitos dias de escape, pode ser um indicativo de desequilíbrio hormonal ou até uma infecção sexualmente transmissível (IST). Fique atenta!

Cor da menstruação preta

O sangue preto é, na verdade, um marrom bem escuro, o que também indica que a menstruação demorou mais para descer do útero até a vagina. Ele geralmente é mais antigo, só isso.

Dessa forma, os sangramentos mais escuros podem acontecer por diversos motivos, desde uso de anticoncepcional, pílula do dia seguinte, proximidade da menopausa, gravidez… Se não vem acompanhado de outros sintomas, geralmente não representa um problema.

Cor da menstruação rosa

Sabe quando se mistura uma tinta branca com tinta vermelha para formar uma tinta rosa? Algo bem parecido pode acontecer dentro da nossa vagina: umas gotinhas de sangue vermelho vivo podem se misturar às nossas secreções ou muco brancos, podendo gerar um “escape” rosa.

Muitas vezes, esse sangue pode vir não do útero, mas de algum pequeno corte dentro do canal vaginal, por exemplo. Já algumas pessoas observam um escape rosa como indicativo de nidação, que é o processo de início de uma gravidez – especificamente, quando o embrião “gruda” no útero. Porém, ter um sangramento quando isso ocorre nem é o mais comum.

Aliás, muito além de gravidez, há vários motivos para se ter um pequeno sangramento rosado. Ou seja: ele, sozinho, não significa nada de ‘mais’.

new RDStationForms(‘curso-revolucione-seu-ciclo-ad2738cf546d2c197443-html’, ‘UA-104083296-1’).createForm();

Cor da menstruação alaranjada

Quando o fluxo vem em um tom de laranja, é um sinal de alerta. Isso porque o alaranjado pode ser decorrente de algum fluido amarelado que se misturou ao sangue menstrual, e fluido amarelado pode ser indicativo de infecção. Dessa forma, se você observar outros sintomas, como cheiro muito ruim ou “de podre”, dor pélvica ou febre, procure um posto de saúde imediatamente.

Cor da menstruação cinza

Qualquer fluido em tom cinza é também um sinal de alerta, principalmente se for acompanhado de outros sintomas como os citados acima: cheiro ruim, dor pélvica, febre… Nesse caso, é necessário ir ao posto de saúde o mais rápido possível, ok?

Menstruação com pedaços?

Especialmente se seu fluxo for naturalmente mais intenso, pode acontecer de você observar alguns “pedaços” – que parecem um pedaço pele ou uma “carninha esponjosa”. Isso são partes do endométrio, o tecido interno do útero que descama durante a menstruação.

Às vezes, pode acontecer de ele sair em partes maiores, mais “inteiro”. Se for algo ocasional, não representa um problema, mas se forem muitos pedaços ou muito grandes, é recomendado procurar um(a) ginecologista, viu?

Veja também: 13 curiosidades sobre a vagina que você PRECISA saber

6 passos para entender e lidar com o fluxo menstrual intenso

Dicas práticas para ciclos menstruais mais confortáveis

Espera aí Herself… Calcinha Menstrual?

Para quem está tipo “cheguei agora, não entendi”:

A Herself é uma marca só de mulheres, que produz e vende calcinhas absorventes, biquínis e maiôs menstruais. Nesse sentido, as peças têm uma aparência super normal e fininha, mas são feitas de tecidos tecnológicos que além de absorverem e reterem toda a menstruação dentro (sem vazar) e terem controle de odores, são laváveis e reutilizáveis.

A calcinha absorvente está disponível em 4 modelos diferentes, dos tamanhos 30 ao 60, e para todos os fluxos menstruais: do leve, ao moderado, ao intenso. Dependendo da intensidade, ela pode ter uso de até 12h seguidas e dura em torno de 48 lavagens.

Quer mais? Você não precisa descartar a calcinha absorvente quando a sua funcionalidade ficar comprometida – uma vez que não der pra usar mais como uma calcinha menstrual, você pode usar como uma peça íntima normal do dia-a-dia. Afinal, elas são feitas de tecidos transpiráveis, que ajudam na saúde íntima e deixam a região respirar nos dias mais quentes.

Se quiser entender melhor como funciona a calcinha absorvente, clique aqui!

Os biquínis e as calcinhas menstruais servem para proporcionar mais conforto, liberdade, saúde, sustentabilidade e economia financeira ao período menstrual. Sim, é possível ter uma menstruação sem lixos, assaduras, alergias, vazamentos e tantos gastos todo mês! Além de ajudar o planeta e a sua região íntima, você também vai economizar dinheiro a longo prazo.

Que tal reinventar a maneira como você vive a menstruação com uma calcinha absorvente?

Se você quiser conhecer melhor os modelos da calcinha absorvente, clique aqui!

Se desejar dar uma olhada nos biquínis e maiôs absorventes, clique aqui!

Share this post

Comments (3)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.