Por que a Herself existe?

Por que a Herself existe?


No final de 2016 a gente percebeu uma coisa: a cada semana se falava em um novo tipo de smartphone, um carro autônomo, uma casa inteligente que controla tudo sozinha – e enquanto isso, todo mês, nós estávamos menstruando, usando exatamente os mesmos protetores descartáveis há anos e falando baixinho sobre algo que sempre nos foi ensinado a esconder. Você já se questionou por que estávamos há mais de 70 anos sem inovação?

A hora que esse questionamento bateu, não deu em outra: não íamos mais continuar com vergonha de algo tão natural e muito menos gerar tanto lixo todo mês. A transformação não seria só interna nossa, queríamos atingir cada vez mais mulheres e a mudança seria coletiva.

Desde a década de 30 não víamos uma real inovação nos protetores menstruais – que se preocupassem tanto com o bem-estar das mulheres, quanto do planeta. Conversamos com mais de 800 brasileiras, procurando entender melhor a relação com a menstruação e a sua rotina a cada ciclo. De lá pra cá, desenvolvemos juntas as primeiras calcinhas menstruais 100% nacionais e o primeiro biquíni e maiô menstrual do Brasil – ambos através de um financiamento coletivo para criar, em conjunto, algo pensado no bem-estar e autoestima das mulheres.

A ideia é ir além de um produto funcional, mas incentivar um estilo de vida: queremos que a mulher se aceite e se ame. Que ela passe a viver intensamente e em harmonia, com o seu corpo e a sua natureza, em qualquer momento e estação. Acreditamos que somos todas únicas e que, todo dia, podemos acordar e, no poder de cada escolha, decidir sermos a melhor versão de nós mesmas – com uma relação de mais amor com a gente e com o mundo.

Mas e por que falar tanto de menstruação?

Quando o assunto menstruação se torna nebuloso e cheio de mitos, se torna muito difícil para as meninas e mulheres lidarem de forma positiva com a própria menstruação.

E sendo assim, como convencê-las a lidar de forma positiva com o próprio corpo? Como trabalhar a autoestima de corpos com ciclos menstruais se o sangramento é visto como nojento e sujo?

A Herself acredita que a principal estratégia é a educação – e estamos elaborando planos de ação para gerar impacto neste sentido.

Ao falarmos de educação menstrual, partimos do princípio que saber o que é a menstruação e compreender o funcionamento do próprio corpo é um direito fundamental de toda menina, mesmo antes de passar por esta experiência.

A educação menstrual é questão de dignidade, direitos humanos e equidade de gênero, pois fornece ferramentas para as meninas e mulheres serem mais confiantes, viverem de forma mais confortável e tomarem decisões mais conscientes em relação a si mesmas e a seus próprios corpos. Conhecimento é um poder revolucionário para nós.

Vamos juntas?

Aqui vão algumas dicas de leituras que a gente adora:

O prazer feminino e a importância do autoconhecimento

Os 10 mandamentos da sororidade: como se tornar uma mulher que levanta outras mulheres

A pressão estética na pele

O que é Educação Menstrual e por que precisamos dela

Protetores menstruais sustentáveis: como escolher entre coletor ou calcinha absorvente

Como funcionam as calcinhas absorventes Herself

Como funcionam os biquínis menstruais Herself

 

Compartilhe este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


0
Herself