Sexo oral menstruada: pode fazer? Confira 3 dicas

Sexo oral menstruada: pode fazer? Confira 3 dicas

Sexo oral menstruada: você faz?

Prática amada por uns, odiada por outros. Transar menstruada ainda é sinônimo de dúvidas, vergonha, inseguranças e até medos. O sexo oral então, nem se fala! Pensando nisso, vamos responder às dúvidas mais frequentes sobre o tema. De antemão, já avisamos que sim, você pode fazer sexo oral menstruada! No entanto, precisa se proteger para evitar o contágio de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). E, de quebra, trouxemos algumas dicas para evitar a bagunça. Vamos lá?

Sexo oral menstruada pode?

Fazer sexo menstruada ainda é um tabu. É verdade que — felizmente — isso vem mudando. Ainda sim, falar sobre o tema pode ser sinônimo de insegurança ou medo para muitas mulheres. Não por acaso, ficamos com essa pulga atrás da orelha sobre “se pode fazer isso, ou aquilo” na vida sexual. A resposta é clara: você pode e deve fazer aquilo que tem vontade com seu parceiro ou parceira, desde que haja consentimento. O que deve ser considerado é como você se sente durante o período menstrual. Aí sim, você vai saber se o sexo oral e menstruação combinam para você.

Sugestão de leitura: O prazer feminino e o autoconhecimento.

Sobre isso, como explica a Victoria Castro, Educadora Menstrual da Herself:

“A menstruação é o início de um novo ciclo, e o corpo logo começa a produzir hormônios. Esse aumento hormonal após a queda anterior (que, por sua vez, causou a menstruação) pode ter um efeito bombástico”. Soma-se a isso, o fato de estarmos mais sensíveis nessa fase, facilitando a excitação e a sensibilidade.

Apesar de muitas mulheres se identificarem com essa libido lá nas alturas, isso não é unânime, viu? Definitivamente, sentir tesão ou não menstruada é um processo único para cada pessoa. Por isso, se você é do time que sente vontade, vá em frente!

Sexo oral menstruada faz mal?

No entanto, é preciso tomar algumas precauções ao praticar sexo oral menstruada. Primeiro, porque o contato entre fluídos vaginais e a boca já favorece a transmissão de ISTs. No caso do sexo oral menstruada, envolvendo essas mucosas com o sangue, o risco de contágio é ainda maior.

Na verdade, usar camisinha ao fazer sexo oral é necessário mesmo fora do período menstrual. Ao que parece, a visão de que o sexo oral é uma “preliminar” e não sexo em si, faz com que muitas pessoas não se protejam. No entanto, o sexo está muito além da penetração e todo contato sexual também é sexo.

Infelizmente, quem opta por não se proteger, se expõe a alguns riscos como o HPV, Herpes e Gonorreia. É preciso ressaltar que o uso da camisinha é um cuidado para si e para outra pessoa. Não se trata de confiança e sim de responsabilidade, viu? As ISTs não têm cara e podem afetar qualquer um. Para evitar que isso ocorra, é possível usar alguns métodos de barreira, como veremos abaixo.

O que acontece se fizer sexo oral menstruada?

Bom, fazer sexo oral menstruada pode ter muitas vantagens. Uma delas é a lubrificação vaginal, que faz com que a mulher sinta mais sensibilidade no clitóris e em toda a vulva. Como consequência, ela tem mais excitação e prazer.

Além disso, é comum ouvir relatos de mulheres que transam menstruadas e sentem um alívio das cólicas. Isso ocorre porque o orgasmo relaxa os músculos e libera hormônios como a ocitocina — um efeito natural de prazer.

Não só isso: os orgasmos também provocam uma liberação de fluxo menstrual. Portanto, é comum perceber um fluxo mais intenso após o sexo. Por esse motivo, algumas mulheres percebem que isso encurta os dias de menstruação. Tudo de bom, né?

Cuidados para sexo oral menstruada

Estamos alinhados que é preciso tomar alguns cuidados na hora do sexo oral menstruada? Para evitar a transmissão de ISTs, os únicos métodos 100% eficazes são os de barreira. Como a camisinha feminina e as barras de látex.

Sobre a camisinha feminina, não tem mistério! É distribuída gratuitamente nos postos de saúde de todo Brasil. Apesar do estigma acerca desse tipo de preservativo, essa é uma opção confortável, segura e indolor. 

passo a passo para colocar a camisinha femina durante o sexo oral menstruada
Passo a passo para colocar a camisinha feminina. Fonte: METIS PT, adaptação de CDC (Condom Effectiveness)

Outra opção são as barras de látex, também conhecidas como “dental dam”. Tratam-se de folhas de poliuretano ou látex e são usadas sobre a vulva ou ânus. Elas fazem sucesso no exterior, sendo um item reconhecido como seguro. É mais fácil encontrá-las pela internet. Porém, é possível improvisar com a camisinha masculina, como indica a imagem abaixo. 

passo a passo para colocar o preservativo "dental dam" durante o sexo oral menstruada
Passo a passo para colocar o preservativo “Dental Dam”/ Barras de látex. Fonte: METIS PT, adaptação de CDC (Condom Effectiveness)

 

passo a passo para fazer barras de látex com o preservativo masculino durante o sexo oral menstruada
Passo a passo para fazer barras de látex com o preservativo masculino. Fonte: METIS PT, adaptação de CDC (Condom Effectiveness)

Já se fala de outras alternativas para um sexo oral seguro. Como, por exemplo, uma calcinha aprovada nos Estados Unidos. Feita de látex, ela é fininha e barra o contato entre a boca e a vulva, evitando as ISTs. Enquanto essa tecnologia não chega por aqui, bora experimentar as opções acima?

Como fazer sexo oral menstruada?

Aproveite o chuveiro

Bom, vamos às dicas para aproveitar esse momento! Começando pelo chuveiro, bem famoso por facilitar o sexo durante a menstruação. Isso porque evita a bagunça, sendo super prático. Ainda, na maioria das vezes, a corrente de água faz com que o fluxo de sangue não seja tão intenso. Você também pode recorrer a uma banheira, usando algum protetor interno como o coletor menstrual. Que tal?

Use uma Toalha Menstrual

Agora, se você pensa que ir para o chuveiro pode dar muito trabalho, há uma solução ainda mais simples! Já existe uma Toalha Menstrual, feita para ser usada sobre a cama, cadeira ou qualquer superfície. Ela é tecnológica, não deixa cheiros e a parte em contato com o corpo é preta — o que faz com que ela seja discreta. E quem já usou toalhas comuns ou lençóis sabe do incômodo que é usar algo muito fino, ou de material desconfortável. Ainda por cima, você evita as manchas. Adeus água oxigenada! Saiba tudo sobre esse produto aqui.

toalha menstrual Herself para usar durante o sexo oral menstruada
Toalha Menstrual Herself

Teste diferentes posições

Por fim, teste diferentes posições! Ficar por cima, por exemplo, pode fazer o fluxo descer mais rápido. Por isso, experimente poses que proporcionam conforto, prazer e são mais práticas. Aliás, bora se inspirar numas posições nesse artigo

Lembre-se sempre: o segredo de uma vida sexual plena é o autoconhecimento.

***

E aí, gostou das dicas? Compartilhe aqui com a gente o que achou!

 

Share this post

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.