Como saber se meu fluxo é leve, moderado ou intenso?

Como saber se meu fluxo é leve, moderado ou intenso?

por Victoria Castro
|
14/08/2018
|
, , ,

Você já parou para pensar sobre a sua menstruação e a intensidade do seu fluxo?

Com várias novas opções de protetores menstruais – além dos clássicos descartáveis – surgindo no mercado, é comum que, ao optarmos por um deles, questões sobre nosso próprio “autoconhecimento menstrual” surjam.

Uma dúvida bastante recorrente é: qual a intensidade do meu fluxo?

O quanto de sangue eliminamos em cada menstruação?

Na maioria das fontes que pesquisarmos, leremos que a quantidade normal de sangue eliminado em cada período menstrual fica em torno de 30 a 80ml. Isso equivale, em média, a um copo de cafezinho ou a 2-4 colheres de sopa.

Neste momento, das duas, uma: ou você leu isso e pensou “hum, ok, essa quantidade parece razoável mesmo” ou riu de nervoso (ou desespero) dessa descrição.

Se fizer parte do primeiro grupo, pode já ser um forte indício de que seu fluxo seja leve. Se fizer parte do segundo, é possível que seu fluxo seja intenso, mas não necessariamente. Na verdade, é um tanto mais complexo.

Estas quantidades de sangue eliminado são estimativas provenientes de dados um pouco antigos, e se referem à quantidade de sangue do fluxo menstrual, que não é composto apenas de sangue.

Na verdade, menos da metade de todo o fluido menstrual é sangue. A menstruação é constituída também por muco, tecidos (como o endométrio, que é o tecido que reveste o interior do útero e é formado ao longo de cada ciclo menstrual, vindo a descamar durante a menstruação) e outras substâncias.

Toda essa mistura dá ao fluxo a aparência fluida característica, e também pode fazer sua quantidade total chegar a mais de 100ml facilmente. 100ml equivale a aproximadamente meio copo. Mais razoável agora, né? Você pode ler mais sobre isso aqui.

Leve, moderado, ou intenso?

Pode ser difícil estabelecer métricas para quantificar nosso próprio fluxo. Em geral, temos pouco contato com o volume total de fluxo, certo? Isso porque os protetores menstruais mais utilizados são absorventes, externos ou internos. Mesmo com os coletores a tarefa pode ser complicada, visto que é necessário ter uma boa “noção” de quantidades – e o volume pode enganar.

Mas ninguém precisa saber exatamente quantos mililitros menstrua para poder classificar o próprio fluxo como leve, moderado ou intenso. Uma boa forma de fazer essa classificação é se basear na sua necessidade de trocar/lavar seu protetor menstrual e na duração do seu período menstrual:

Seu fluxo provavelmente é leve se…

  • nos dias de maior fluxo, você consegue ficar facilmente pelo menos 4 horas com um absorvente externo ou 6 horas com um coletor menstrual, sentindo que poderia ficar mais tempo sem ter sequer preocupação com vazamentos.
  • seu período menstrual dura até 3 ou 4 dias, sendo a primeira metade com sangue vermelho e todo o resto com sangramento marrom, como borra de café.

Nesse caso, a calcinha menstrual absorvente mais indicada para você é a Ceci.


Seu fluxo provavelmente é moderado se…

  • nos dias de maior fluxo, você consegue ficar pelo menos 4 horas com um absorvente externo, retirando-o ‘cheio’, ou 6 horas com um coletor menstrual, retirando-o com pelo menos metade da sua capacidade ocupada.
  • seu período menstrual dura cerca de 4 a 6 dias, com dias de fluxo mais intenso, vermelho e às vezes com alguns coágulos, e com os últimos dias de menstruação progressivamente mais fracos.

Para o fluxo moderado, a calcinha menstrual mais indicada é a Frida, especialmente a com camada extra!

Seu fluxo provavelmente é intenso se…

  • quase todos os dias são de grande fluxo.
  • você sente necessidade de utilizar absorvente noturno ou coletores maiores o tempo todo e muitas vezes eles “não dão conta”.
  • você encharca um absorvente externo em 3 horas ou menos, ou enche totalmente um coletor em até 4 horas;
  • você já passou por vários episódios de vazamentos e estes são uma constante preocupação para você, fazendo com que utilize até dois protetores menstruais ao mesmo tempo – um interno e um externo, por exemplo.
  • seu período menstrual dura mais de 6 dias.

 

A duração do período menstrual também pode nos oferecer um bom indício sobre a intensidade do fluxo durante todos os dias de menstruação. No entanto, pode ser complexo estabelecer métricas a partir deste fator. Afinal, você pode ter uma menstruação que dure mais de 5 dias mas com fluxo fraco a moderado, ou uma de 4 dias com um fluxo bastante intenso.

Na escolha de um protetor menstrual, como uma calcinha absorvente, o mais importante é que você considere o número de horas que pretende utilizá-la (conforme sua rotina) e em que dias da menstruação (e como é o fluxo neste dia) em que você vai usar o modelo escolhido.

Já para monitorar a saúde de modo geral, é interessante ter alguma noção da quantidade de fluido menstrual eliminado por ciclo, para garantir que esteja dentro do saudável.

Pra você que tem um fluxo intenso ou dias intensos, a nossa principal recomendação de calcinha mentrual é a Zuzu, que tem uma área de absorção bem grande! Para momentos de fluxo extremamente intenso, pode ser uma boa testar a calcinha com outros protetores até pegar confiança ou estar preparada para trocá-la num período menor de horas, ok?

De fato, meu fluxo é muito intenso. Isso é um problema?

Depende. Atrapalhar a sua rotina já é um bom motivo para investigar possíveis causas para um sangramento que sim, às vezes é de fato excessivo e pode tanto causar problemas como ser um indício de um problema

Leia esse nosso post sobre fluxo intenso, que tem dicas de como entender e lidar com o fluxo intenso – inclusive com tratamentos naturais.

Menstruações muito intensas ocorrem em pessoas de todas as idades, mas são mais comuns entre adolescentes e entre adultas na pré-menopausa. Uma das principais causas é o desbalanço na produção hormonal que ocorre durante o ciclo menstrual, gerando um excesso do hormônio estrogênio e pouca progesterona para conter seus efeitos¹.

Também podem ocorrer, para algumas pessoas, durante o período de adaptação após a inserção de um DIU de cobre, ou simplesmente por fatores hereditários, ou ainda como sintoma proveniente de miomas, pólipos uterinos, infecções, cistos ou endometriose. Se além do fluxo abundante você sente dor durante o período menstrual ou até mesmo fora dele, ligue o alerta: é imprescindível procurar um(a) médico(a).

Orientamos que, o mais importante na hora de classificar seu fluxo é utilizar o bom senso. Isso porque a quantidade de fluxo pode variar em alguns ciclos, e também ficar no meio termo entre leve e moderado ou moderado e intenso. Se perceber uma alteração muito significativa sem causa aparente, é importante consultar um(a) profissional e investigar o que pode estar acontecendo.

E aí, conseguiu identificar como anda seu fluxo? Conta pra gente no formulário de contato 😉

Abraço!

4.6 (91.25%) 16 votos
Comentários

Deixe uma resposta

Posts Relacionados

Quer ver algum tema específico no blog? Conta mais!





Entra com a gente nessa ;)

DIGITE SEU NOME E E-MAIL PARA FICAR POR DENTRO DE TUDO