Da conquista ao voto ao uso do biquíni

Da conquista ao voto ao uso do biquíni

por Fran Bittencourt
|
17/07/2018
|
, , ,

Fotos: Revista Elle

Os anos 1940 marcaram grandes conquistas na vida das mulheres. Na esfera política, o feminismo ganhou força: durante a 1ª Onda Feminista as mulheres foram às ruas e exigiram o direito de votar (no Brasil esse direito foi alcançado em 1946). Enquanto isso, na moda, era lançado o primeiro biquíni. Ele foi altamente reprimido pela sociedade por mostrar partes do corpo feminino vistas como íntimas.

Antes da criação dos biquínis, as mulheres iam à praia com trajes de banho parecidos com macacões, peças inteiras que deixavam à mostra apenas braços e pernas.

Foto: www.beachdeluxe.com.br

Em 1946, o inglês Louis Réard criou o modelo composto por duas peças – e pela primeira vez as mulheres foram à praia com o umbigo de fora! Essa inovação no modo de vestir feminino causou grande repercussão internacional, tendo sido proibido em alguns países. Naquele momento, as mulheres eram estimuladas a não mostrar publicamente algumas partes de seus corpos. Devido a isso, Louis teve dificuldades em encontrar uma mulher que tivesse a ousadia de usar o traje pela primeira vez. Foi quando Michelini Bernardini entrou em cena e foi a pioneira ao desfilar com a peça.

Foto: www.delas.pt

Michelini Bernardini era stripper e modelo, considerada subversiva por não seguir os padrões impostos pela sociedade. Desfilou usando o biquíni no dia 5 de julho de 1946 em uma piscina pública em Paris.

Enquanto isso, a mídia internacional mostrava notícias tímidas sobre a invenção do biquíni. A Vogue Francesa não se pronunciou sobre o assunto até o começo dos anos 1950, e mais tarde inaugurou as seções Les Joies du Soleil e Les Joies de L’Eau (As Alegrias do Sol e As Alegrias da Água). Ainda assim, aconselhava as mulheres a usar o maiô ao invés do biquíni.

Foto: lamottebijoux.wordpress.com

Brigitte Bardot – E Deus criou a mulher

Nos anos seguintes, algumas atrizes e modelos também aderiram ao novo traje de banho. Foi o caso de Brigitte Bardot, que usou o biquíni nas grandes telas do cinema, no filme: E Deus criou a mulher, em 1956. Brigitte aderiu a peça também fora das telas, indo à praia durante o Festival de Cannes usando seu biquíni estampado e causando uma grande comoção internacional.

E no Brasil? – Uso do biquíni durante a Ditadura Civil-Militar

No Brasil, nos anos 1960, uma das aparições mais famosas foi a de Leila Diniz, que foi à praia de Ipanema usando biquíni durante a gravidez de sua filha Janaína: ela estava de 8 meses. Durante esse período, o Brasil estava em plena ditadura civil-militar (um sistema repressivo que além de coibir a liberdade de expressão, intimidava a libertação das mulheres). Leila é considerada símbolo do movimento feminista da 2ª Onda, pois fez declarações públicas a respeito de sua sexualidade, sendo considerada exemplo por outras mulheres que lutavam pela igualdade de gênero.

Foto: www.elasnotapetevermelho.com.br

Evolução dos tipos de biquíni – modelos

Foto: www.sitedecuriosidades.com

Desde que foi lançado, o biquíni se popularizou e uma grande variedade de modelos surgiu: como o asa delta, de lacinho e tomara que caia. Recentemente a moda trouxe os biquinis croppeds, que lembram os modelos pin-up. Os modelos de biquíni também variam de acordo com cada cultura e até os tecidos mudam para se adequar ao clima. Aqui no Brasil o  clima é tropical, então é importante que o tecido seja leve e tenha uma boa transpiração.

Primeiro biquíni absorvente – Herself

Falando em transformações, a Herself está inovando e lançando o primeiro biquíni menstrual do Brasil, pensando em proporcionar ainda mais liberdade para as mulheres nesse período.

Ele possui a mesma tecnologia da calcinha menstrual: um tecido ultra absorvente e com função antimicrobiana que evita fungos, bactérias e odores. A diferença é a camada que o reveste: ela recebe um tratamento especial para reter a menstruação e deixar apenas a água passar, evitando que haja vazamentos no momento de saída do mar ou da piscina.

______________________

Como vimos, os biquínis se transformaram bastante no decorrer do tempo e hoje temos modelos que nos permitem até entrar no mar menstruadas! O que você achou de conhecer um pouco mais sobre a história do biquíni e sobre essa nova possibilidade? Conta pra gente aqui nos comentários!

 

Avalie este post
Comentários

Deixe uma resposta

Posts Relacionados

Quer ver algum tema específico no blog? Conta mais!





Entra com a gente nessa ;)

DIGITE SEU NOME E E-MAIL PARA FICAR POR DENTRO DE TUDO