Faz mal depilar antes de ir a praia? Conheça os cuidados íntimos do verão

Faz mal depilar antes de ir a praia? Conheça os cuidados íntimos do verão

por Victoria Castro
|
06/11/2018
|
, ,

Muita gente redobra os cuidados com a pele e os cabelos durante o verão, certo? Mas e os cuidados com a nossa vagina? Com o calor (e praia, piscina, cachoeira), a nossa saúde íntima precisa de uma atenção especial. Confere as dicas que preparamos:

 

Dica 1: não fique com o biquíni molhado por longos períodos

Neeeeem pensar sair dos mergulhos e boas farofadas na praia e passar até de noite com o biquíni ou o maiô molhados.

O combo calor + umidade é o ambiente preferido dos funguinhos que vivem na nossa vagina. Quando em equilíbrio, eles não causam nenhum mal, mas quando se proliferam em excesso… Já sabe, né? Coceira, ardência e irritação típicos de candidíase. E ninguém merece um “pepino” desses justo no momento de aproveitar o verão.

Então deixa a parte de baixo do biquíni bem ventilada, pegando um solzinho entre os mergulhos e, quando chegar em casa, bora pro banho tirar os resíduos de cloro/sal/areia/suor e depois colocar uma calcinha sequinha. Não chega a ser um alívio?

 

Dica 2: use sabonete neutro

Falando em banho, vai aí o MANTRA da saúde íntima do verão (e do inverno, outono e primavera): lave a ppk com sabonete neutro! Quanto menos perfume e corante, melhor o sabonete para higiene íntima. Afinal, vulvas são realmente muito especiais, mas não precisam necessariamente de sabão específico.

E quando falamos em lavar com sabão, estamos falando da parte da vulva, da virilha e no meio do bumbum, viu?

Então, NUNCA, em hipótese alguma, nunquinha, lave por dentro do canal vaginal. A vagina se limpa sozinha e colocar sabão (por mais suave que seja) dentro dela, além de causar ardência imediatamente, pode gerar uma infecção bem complicada.

Ilustrações maravilhosas da página Mãe Solo, representando a diferença entre a VULVA e a VAGINA ♥

 

Igualmente, de preferência, lave os biquínis e calcinhas com sabonete neutro também.

Limpeza boa, suave e sem alergias. Glória.

 

Dica 3: use roupas arejadas

No calor, geralmente suamos mais, inclusive na virilha. Usando roupas apertadas, geramos um abafamento maior na região íntima. Isso nos deixa mais propensas a desequilíbrios no nossos pHs e ainda gera odores não muito agradáveis.

Portanto, sim, o odor que incomoda muitas mulheres quase sempre é da virilha suada, e não da vagina (quando ela está saudável)!

Dá pra driblar isso dando preferência a roupas mais soltinhas, como vestidos, saias, calças e shorts larguinhos… Também dá pra utilizar um “desodorante natural” na virilha: o poderoso leite de magnésia.

O leite de magnésia é vendido em farmácias e é bem baratinho. Ele tem um pH básico, o que controla a proliferação das bactérias que causam mau odor na pele. Ele pode ser utilizado também para alguns problemas gástricos e intestinais, e por isso é comum encontrar até versões com sabor.

Aliás, muita gente usa o leite de magnésia para controlar os odores nas axilas. Logo, também pode ser usado com cautela (pouca quantidade) na virilha, aplicando com um algodão. Só cuida para não passar perto da vulva, pelo amor!

 

Dica 4: evite tecidos sintéticos

Essa dica é uma extensão da anterior: quando for comprar roupas e calcinhas para o dia a dia, dê preferência para os tecidos naturais, como o algodão. Ele permite a transpiração da pele e, no caso das calcinhas, não abafa tanto como os tecidos sintéticos. Isso diminui a chance de coceiras e infecções.

Ademais, também é uma boa chance de adquirir o hábito de ler as etiquetas e conhecer a procedência das suas roupas 😉

 

Dica 5: deixa os protetores diários descartáveis pra lá

Sempre quando falo em “protetor diário” (aqueles mini absorventes descartáveis, mais finos, indicados para uso diário), fico pensando: protetor de quê? Da calcinha? Porque da vulva é que não é…

Enfim, além de acumularem muito lixo, os protetores diários descartáveis são uma camada a mais de tecido em contato direto com a vulva, cuja mucosa é super absorvente. Há muitos químicos presentes ali, e que potencialmente podem causar alergias. Será que é necessário mesmo?

A vagina produz e transporta secreções e líquidos que, com a gravidade, descem para a calcinha. Mas é justamente para isso que a calcinha serve! Usar algo que pode ser prejudicial para o ambiente, para o nosso bolso e para a nossa saúde para proteger um pedaço de tecido nem faz sentido, né?

Porém, muitas mulheres se acostumam com o protetor e não conseguem ficar sem. Mas calma! É possível ir diminuindo o uso aos poucos, e ir se acostumando com a umidade natural da vulva. Surpreendentemente, inclusive, boa parte dessa umidade excessiva muitas vezes é uma reação ao abafamento causado pelos protetores.

Outra boa opção é substituir os protetores diários por uma calcinha absorvente, que pode te manter com a sensação seca de forma mais suave, sem alergias e sem produção de mais lixo. Tem modelos bem fininhos da Herself que podem cumprir muito bem essa função, como a Ceci!

 

Dica 6: cautela na depilação

Inegavelmente, é quase consenso entre as ginecologistas que a depilação total ou super cavada não é a melhor opção em termos de saúde íntima. Isso porque os pelos cumprem uma função protetiva na pele e na vulva.

Assim, quando optar pela depilação da vulva e da virilha, evite ir à praia, à cachoeira ou à piscina no mesmo dia. Why?

No momento em que nos depilamos, abrem-se pequenas feridinhas na pele, muitas vezes invisíveis a olho nu. Através desses machucadinhos, podemos adquirir inflamações e infecções na pele, já que eles são porta de entrada para micro organismos. Portanto, é importante dar um tempinho para a pele recém depilada se recuperar.

 

Dica 7: assiste nosso vídeo sobre mitos e verdades sobre higiene íntima!

Quer mais explicações sobre o que falamos aqui e ainda descobrir mitos e verdades quando o assunto é higiene íntima? Então não perde tempo e vem ver esse vídeo!

 

Tem mais dúvidas sobre cuidados íntimos no verão? Diz aí!

Saudações às ppks!

Beijos, Vic

5 (100%) 1 voto
Comentários

Deixe uma resposta

Posts Relacionados

Quer ver algum tema específico no blog? Conta mais!





Entra com a gente nessa ;)

DIGITE SEU NOME E E-MAIL PARA FICAR POR DENTRO DE TUDO