Os “perrengues” da primeira menstruação

Os “perrengues” da primeira menstruação

by Equipe Herself
|
29/08/2018
|
, ,

Antes mesmo de eu menstruar pela primeira vez, já vivia na expectativa de quando iria acontecer, onde iria acontecer e COMO seria lidar com a novíssima vida (será?) de menina que agora menstrua.

Lembro, como se fosse hoje, das palestras sobre puberdade que tive na escola, quando tinha uns 10 anos – e ainda não tinha menstruado. Em uma das vezes, a palestrante contou, na maior tranquilidade do mundo, sua aterrorizante história de menstruar pela primeira vez na calça branca.

“Menstruar na calça branca” é quase uma lenda urbana que aterroriza meninas e mulheres de todas as idades. Pra quem ainda não menstruou pela primeira vez, é mais que um medo: é um verdadeiro filme de terror dentro do própria imaginação.

Eu, inclusive, aposentei o meu short branco pelos anos seguintes, depois daquela história.

Porque é EVIDENTE que a primeira menstruação tem tudo para acontecer quando você estiver usando uma calça ou um shortinho branco.

Ou estiver de biquíni, na praia. 

E então, alguém vai apontar pra você e dizer que você está manchada de sangue. Pior: que está escorrendo sangue.

Ou, na maior “inocência”, que você sentou em alguma coisa vermelha, ou até que fez cocô na calça, quem sabe?!

Ui, arrepios só de pensar, né?

Mas calma, é provável que seja bem menos aterrorizante do que isso.

Na verdade, menstruar pela primeira vez pode ser bem tranquilo.

Talvez seja necessário um pouco de sorte, sim. Mas a forma com que nos preparamos para a menarca – como se chama a primeira menstruação da vida – também pode ajudar e MUITO neste momento!

Entenda o que é a menstruação

A menstruação faz parte do ciclo menstrual, que as meninas e mulheres vivenciam durante boa parte de suas vidas. A idade na qual acontece a primeira menstruação varia para cada organismo, mas geralmente fica em torno de 10 a 13 anos, podendo ser antes ou depois. Menstruar pode ser visto como um sinal de saúde, e representa que você está crescendo e se desenvolvendo no seu próprio tempo.

Quanto mais você ler sobre o assunto, mais preparada estará para quando menstruar pela primeira vez. Obviamente será algo novo e muitas dúvidas e inseguranças podem surgir, mas entender que é um evento normal e saber o que fazer (na medida do possível) te deixará muito mais segura!

Converse com suas amigas

Em alguns momentos, podemos ficar com um pouco de vergonha para falar sobre menstruação com nossas amigas, mas pensando bem… será que precisamos ter vergonha de algo tão normal, que acontecerá com praticamente todas nós em algum momento? Talvez nossas amigas tenham as mesmas dúvidas e expectativas que a gente! Nessa fase, conversar com irmãs ou primas mais velhas, que provavelmente já menstruam, também pode ser muito bom. Elas podem contar como foi a menarca para elas, falar como lidam com o próprio fluxo… e até mesmo contar alguns perrengues que já passaram – que dependendo, podem render até risadas!

Tenha um adulto ou uma adulta de confiança que possa te ajudar

Pode ser pai, mãe, vó, vô, irmãos, tia, professora… importante é ter alguém que possa te orientar, contar a sua experiência e te ajudar com dicas práticas: como utilizar protetores menstruais e como comprá-los, como evitar vazamentos na roupa, como tomar cuidados com a higiene, como lidar com as cólicas (caso tenha), entre outros.

Conheça os protetores menstruais e saiba como usá-los

Desde antes de ter sua menarca, é importante que você conheça suas opções de protetores menstruais e entenda como elas são utilizadas. Assim, de acordo com suas condições e necessidades, você pode ir escolhendo os protetores que provavelmente gostaria de usar quando menstruar pela primeira vez e ir se familiarizando com eles, experimentando, etc. Hoje, existem muitas opções além dos absorventes externos descartáveis – que geram bastante lixo no nosso planeta e que são desconfortáveis para muitas meninas. Entre elas, as próprias calcinhas menstruais – calcinhas “normais” que absorvem o fluxo menstrual, trazendo mais praticidade e naturalidade para o período menstrual. 

Fique tranquila: ‘perrengues’ são NORMAIS!

Apesar de buscarmos lidar da melhor forma possível com a menstruação, acidentes acontecem mesmo com as mais preparadas. Às vezes o fluxo é maior que o esperado, ou a menstruação começa inesperadamente. Difícil encontrar alguém que nunca tenha passado por nenhuma situação constrangedora, ou um vazamento em público, ou no sofá da casa da amiga… faz parte da vida! Se acontecer com você, mantenha a calma e tenha consciência que tudo se resolve – seja lidando com naturalidade, seja com água e sabão! 😜

Um beijo!

Avalie este post

Deixe uma resposta

veja também outrosPosts relacionados





Tem algum tema específico que você quer ver no blog?
Clica aqui e fala com a gente. ;)

cocrie e receba as novidades e promoções viva essa experiência!