Por que achamos ruim passar datas especiais menstruadas?

Por que achamos ruim passar datas especiais menstruadas?

by Fran Bittencourt
|
10/10/2018
|
,

Ilustração: Veridiana Scarpelli

Quando eu era adolescente lembro que me sentia incomodada quando ficava menstruada bem na semana de ir à praia, ou ainda, nas vésperas das festas de final de ano. Esse é um desconforto compartilhado entre muitas mulheres que conheci. Mas por que exatamente achamos ruim passar datas especiais menstruadas?

Para me ajudar a responder essa pergunta a Herself fez uma enquete no instagram perguntando para as mulheres se elas também se sentiam assim e essas são algumas de suas respostas:

  • “Porque eu fico inchada e isso desanima para os looks”
  • “Não fico 100% a vontade”
  • “Não só datas especiais, todas as outras também” 
  • “Porque ela vem acompanhada de cólica e desconforto”
  • “Porque não dá pra aproveitar”

Assim temos a confirmação de que esse incômodo é sentido por outras mulheres e também pistas do que as incomoda  durante esse período. São questões do corpo (físicas), mas também são questões de como entendemos esse período e o que ele significa em nossas vidas.

Estudando sobre o tabu da menstruação percebi que a falta de informações e conversas sobre o assunto nos afastou durante muito tempo de nossa essência e de nossa ancestralidade. Nos desconectamos do sentido mais profundo da menstruação. Crescemos sem conversar muito bem sobre isso dentro de casa e menos ainda fora dela.

Menstruamos todos os meses e nem entendemos direito o porquê.

Sabemos que tem a ver com reprodução, mas será que é só isso? O universo é cheio de ciclos, teriam relação os ciclos do universo com os nossos próprios? São alguns dos questionamentos que comecei a me fazer nessa busca de dar significado a esse período que nós mulheres passamos todos os meses.

Pensando nos possíveis significados do termo “ciclo menstrual” conversei com minha amiga Ana Paula, que compartilha comigo sua busca em viver cada vez mais em harmonia com o universo, entendendo e respeitando seus ciclos. Ela já havia me contado que fazia uma Mandala Lunar, um diário em que você faz anotações sobre os ciclos femininos em sintonia com a lua e a natureza. Então perguntei como ela entendia esse período de menstruação a partir desse conhecimento.

Ela me contou que a consciência em relação ao feminino vem alimentando um novo sentimento em relação a menstruação. Que para ela não se trata apenas de “não estar grávida, sabe?” Ela me disse:

“A Mandala Lunar me ensinou a celebrar o ciclo, que começa no 1º dia da menstruação. É diferente do ciclo lunar, que começa na lua nova, pode até ser que tenham pessoas sincronizadas, que menstruam no 1º dia da lua nova, mas não necessariamente. É como se fosse o dia número um: um dia de recomeçar, de plantar intenções novas, de celebrar o sangue e a vida. Quer dizer que o sangue está fluindo no teu corpo, que você está bem de saúde, que tudo ao teu redor está fluindo.”

Tem a ver com o empoderamento, com você ser dona do seu corpo.

Nesse sentido, a Mandala Lunar ajuda na auto-observação, e na percepção de que assim como o universo tem seus ciclos, cada uma de nós mulheres têm seu ciclo interno. Inicia então no primeiro dia da menstruação: momento de mentalizarmos nossas intenções para esse ciclo. Um dia antes de menstruar esse ciclo se encerra e podemos de novo olhar para o que aconteceu dentro desse período, como nos sentimos e se tivemos ações no sentido de realizar as intenções que semeamos lá no início. Depois de preencher o diário por alguns meses é possível perceber padrões de sentimentos e comportamentos, ampliando sua consciência sobre si mesma.

A beleza do nosso ciclo é que ele se renova e sempre temos novas oportunidades para nos conectarmos com nosso tempo interior.

Acredito que dando significado e conhecendo mais sobre nosso ciclo menstrual nos sentiremos diferentes em relação a ele, e passar as datas especiais menstruadas pode até começar a não ser mais tão ruim assim. Afinal é o seu ciclo e não tem nada de errado com ele!

E por aí, você tem se conectado consigo mesma de que formas?

Se quiser saber mais sobre os arquétipos da menstruação, e entender o que significam as 4 fases da menstruação e como essa energia influencia em como nos sentimos recomendo a leitura do texto da Alice, ela conta de forma resumida como tem sido sua experiência!

Um abraço, Fran.

5 (100%) 1 voto

2 respostas para “Por que achamos ruim passar datas especiais menstruadas?”

  1. Juliano Trevizan disse:

    Muito bonito o texto Fran! Sou homem e não passo por ritos naturais tão marcados, por isso inclusive faço parte do guerreiros do coração, um grupo de homens que realizam ritos de passagem, assim também vivencio essa experiência introspectiva. Fico tocado ao ver essa resignificação tão profunda!

  2. Samanta disse:

    Ainda assim fica dificil qnd seu útero ta se contorcendo

Deixe uma resposta

veja também outrosPosts relacionados





Tem algum tema específico que você quer ver no blog?
Clica aqui e fala com a gente. ;)

cocrie e receba as novidades e promoções viva essa experiência!