Educação Menstrual no cárcere: aprendizagem e autonomia

Educação Menstrual no cárcere: aprendizagem e autonomia

por Herself
|
13/09/2019
|
, , ,

Já imaginou como é menstruar e não ter a liberdade e o poder de escolha para optar por um protetor menstrual adequado para você?

No início de setembro, a Herself esteve na Penitenciária Estadual Feminina de Guaíba, a convite da SUSEPE, para a realização de uma oficina com as mulheres em situação de privação de liberdade.

Na companhia de cerca de 25 mulheres, incluídas as da equipe técnica da Penitenciária,  confeccionamos absorventes reutilizáveis a partir dos tecidos tecnológicos da Herself.

Como falamos neste texto, a costura à mão de absorventes reutilizáveis é uma ferramenta para abrirmos diálogos significativos, educativos e aprofundados sobre menstruação.

Os absorventes reutilizáveis produzidos com nossos tecidos possuem a mesma tecnologia das calcinhas menstruais Herself. A camada em contato com a pele é 100% algodão, a camada interna é ultra absorvente e a mais externa evita vazamentos. Todos os tecidos são tratados e antimicrobianos, evitando a proliferação de fungos e bactérias e possíveis odores.

A possibilidade de fazer o próprio protetor menstrual se envolve com o ato de olhar para si e promover o autocuidado. Em um ambiente como o cárcere, é fundamental para a sensação de pertencimento e para a autoestima, além da garantir a dignidade menstrual*.

Um absorvente reutilizável quase pronto, costurado à mão, feito a partir dos tecidos tecnológicos da Herself <3

O que rolou

Fomos recebidas com sorrisos, abraços e muito carinho. Preparamos um kit Herself para cada mulher participante, com bolsa impermeável, com nossa mandala menstrual e, claro, com os tecidos para a confecção dos absorventes já separados no tamanho certinho. Assim, após uma breve apresentação e boas vindas, fomos à costura!

A autonomia foi a palavra-chave da dinâmica. Mesmo quem não tinha tanta prática com a costura prontamente já se arriscou, recebendo auxílio nosso e das outras mulheres quando necessário.

O processo de confecção dos absorventes, além de boas risadas, rendeu muitas conversas sobre menstruação: os desconfortos com protetores descartáveis e a produção de lixo decorrente do uso deles ao longo de toda vida, e principalmente sobre o tabu social e sobre a forma em que somos ensinadas a ver a menstruação como algo sujo e vergonhoso. Foi unânime o reconhecimento de como essa visão negativa nos prejudica como mulheres e limita as nossas potencialidades.

A Vic, educadora menstrual da Herself, orientando sobre o uso dos absorventes reutilizáveis e puxando a conversa sobre corpo e ciclos menstruais.

Após cada uma finalizar o seu próprio absorvente reutilizável, conversamos sobre os cuidados necessários com a peça e a higiene íntima durante a menstruação.

Na sequência, falamos sobre a mandala do ciclo, material da Herself de autoconhecimento e de percepção corporal. Cada mulher recebeu a sua e poderá completar dados sobre seu próprio ciclo menstrual e mais: conhecer como as suas emoções, sensações e habilidades variam de acordo com cada fase. Incrível, né? E todo esse papo teve bolo e chá para acompanhar <3

Unir e fortalecer

De acordo com o Rogério Mota, diretor da Penitenciária Feminina de Guaíba:

A imposição de uma privação, que é o que ocorre com a prisão, não pode impossibilitar a perda de uma identidade. Por isso nós temos o dever de possibilitar ações e projetos que legitimem o empoderamento destas mulheres, que possuem todo um contexto social e cultural de exclusão, diminuição e enfraquecimento de sua própria condição humana. E isto é muito mais contundente no cárcere, com os efeitos da própria prisionização.
A oficina de bioabsorventes, ofertada pela empresa Herself às mulheres na Penitenciária Feminina de Guaíba, foi um marco afirmativo destes propósitos, primando pela autonomia e empoderamento feminino, bem como ressaltando a responsabilidade social e a preocupação com o meio ambiente.

Essa fala, combinada com toda a experiência que pudemos construir junto às mulheres na Penitenciária, faz toda a nossa visão, missão e propósitos se fortalecerem, à medida que encontram sentido em todos os impactos positivos reais que podem proporcionar. Agradecemos muito pelo convite e recepção, com a certeza do impacto enorme que a união de forças pode oferecer para a vida de todas as envolvidas. <3

Sobre dignidade menstrual

* Dignidade menstrual diz a respeito ao manejamento da higiene menstrual, com acesso a protetores menstruais e saneamento básico, e ao direito à educação em relação a menstruação.

Quando falamos sobre o sistema carcerário brasileiro para mulheres, é impossível deixar de falar do livro Presos que Menstruam, escrito pela jornalista Nana Queiroz, em que se fala de como em vários presídios brasileiros, menores e sem estrutura, faltam recursos básicos de higiene, tais como absorventes menstruais.

Tal como estampa na contracapa da obra, “Tabus são mantidos, também, pelos que se recusam a falar sobre eles. E nós, enquanto sociedade, evitamos falar de mulheres encarceradas. (…) A igualdade é desigual quando se esquecem as diferenças.”

Comentários

10 respostas para “Educação Menstrual no cárcere: aprendizagem e autonomia”

  1. Renata disse:

    Me emocionei lendo <3

  2. Aline Andrade disse:

    Que coisa mais linda!!! Parabéns!!! 😍 😘 ❤️

  3. Juliana Adlyn disse:

    Apoiei vcs no Catarse e hoje dá orgulho ver o crescimento e o sucesso da Herself! Acredito que muito desse desenvolvimento esteja intimamente ligado a responsabilidade social da empresa! Que ações como essa se multipliquem, alcançando muitas mulheres nessa busca por informação e principalmente dignidade.

    Vcs arrasam! Um beijo,
    Ju

  4. Hadoika Aiko Ando disse:

    Excelente trabalho! Desconhecia essa empresa mas já sou fã ! Ao amigo Rogério Mota reitero minha admiração por toda sensibilidade e esmero na gestão!

  5. Mari disse:

    Vocês enchem meu coração de esperança! Parabéns pelo preocupação com toda a diversidade e parabéns a SUSEPE pela iniciativa de convidar esse time de mulheres incríveis que é a Herself ❤️

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Quer ver algum tema específico no blog? Conta mais!





Entra com a gente nessa ;)

DIGITE SEU NOME E E-MAIL PARA FICAR POR DENTRO DE TUDO