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Negócios de impacto social: entenda a sua importância para o empreendedorismo

Negócios de impacto social: entenda a sua importância para o empreendedorismo

Negócios de impacto social: toda empresa que se diz sustentável é? Spoiler: não!

Embora a sustentabilidade seja uma pauta muito discutida, nem todos os negócios que se dizem "conscientes" geram impacto positivo. 

Então entenda o que realmente são negócios de impacto, sua importância e como atuam.

O que são negócios de impacto social?

Negócios de impacto são empresas que além do lucro também visam atender demandas socioambientais. Segundo o ICE (Instituto de Cidadania Empresarial) é necessário equilibrar inovação social, transformação social e bom resultado financeiro

Muitos desses formatos surgiram devido aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, conhecidos popularmente como ODS. Nesses objetivos, a ONU traçou diretrizes para alcançar a sustentabilidade até 2030. Equidade de gênero, erradicação da pobreza, saneamento básico e educação são algumas das pautas em destaque. 

Por isso, os negócios de impacto pensam em problemas reais que possam ser resolvidos por meio de produtos e serviços. Alinhando assim resultado financeiro com impacto positivo às pessoas.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ON Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Reprodução: ONU

 

Qual a importância dos negócios de impacto social?

O colapso climático que enfrentamos é real afinal, especialistas do clima afirmam que o aumento da temperatura do planeta pode superar 1,5 ºC até 2040. Nesse sentido, empresas devem gerir seus impactos e apresentar benefícios para a sociedade. 

Na maneira tradicional de empreender, o lucro é o principal objetivo. Então empreendedores enxergam necessidades — ou as criam — e depois apresentam produtos para solucionar o possível problema. E cá pra nós: consumir de negócios que ainda estão nesse formato é como sempre ter uma voz na mente: “preciso mesmo dessa blusinha nova?”

Os negócios de impacto, por sua vez, estão atentos às necessidades da sua comunidade. Oferecem soluções inteligentes para atingir a sustentabilidade financeira e também a cultural, social, ambiental. Ou seja: o famoso bom pra todo mundo! Por isso, ao consumir de empresas que entendem o seu papel e buscam atingir esses objetivos, estamos impactando positivamente muitas pessoas, viu?

 

5 características dos negócios de impacto social 

Bom, os negócios de impacto social são parte de um formato relativamente novo, em construção ainda no Brasil. Por isso, não existe um único formato. Entretanto, é necessário iniciar a jornada empreendedora com um problema claro, no qual se quer resolver

Esses problemas podem estar alinhados aos objetivos da ONU, por exemplo, ou a outras questões de uma comunidade ou população vulnerável. Segundo dados do 3º Mapa de Negócios de Impacto Socioambiental, feito pela Pipe.social, as verticais de impacto mais comuns são: tecnologias verdes, cidadania, educação, saúde, cidades e recursos financeiros. 

Além disso, segundo a Artemisia, organização que fomenta e acelera negócios de impacto, existem algumas diretrizes para atuar no setor. São elas:

  • Foco na baixa renda: é necessário solucionar problemas de pessoas de baixa renda;
  • Potencial de escala: é possível expandir o negócio, replicá-lo em outras comunidades ou mesmo propagar o impacto por meio de políticas públicas;
  • Impacto social relacionado à atividade principal da empresa: o produto ou serviço gera diretamente impacto social. Ou seja, não se trata de uma ação pontual de responsabilidade social;
  • Intencionalidade: a geração de impacto está no cerne do negócio com empreendedores e colaboradores éticos;
  • Rentabilidade: possuem um modelo robusto que se sustenta financeiramente e não precisa de doações.

 

Empreendedorismo com negócios de impacto social 

O empreendedorismo com foco nos negócios de impacto é um mercado promissor, que tem despertado inovação e criatividade. Um estudo do Sebrae com o Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento (PNUD) identificou em 2018 mais de 800 negócios de impacto social no país (Agência Brasil). 

 

Empreendedorismo social e negócios de impacto social: qual é a relação?

Há uma certa confusão entre os termos relacionados aos empreendimentos sociais. Isso porque existem diferentes tipos de formatos no setor. Esses, podem ou não fazer a divisão de dividendos (ou seja, os lucros). 

Geralmente, o que é chamado de “negócio social” ou “empreendimento social” tem como único objetivo resolver uma demanda social. Por meio de produtos e serviços angariam recursos para gerar impacto positivo para sua comunidade. É isso que os diferencia de ONGs — essas precisam de doações e não são auto sustentáveis. Por sua vez, o mais comum é que negócios de impacto social equilibrem os objetivos financeiros com os sociais, visando obter lucros. 

Mas ambos os formatos são Organizações de Impacto segundo o ICE (Instituto de Cidadania Empresarial).

Negócios de impacto social no Brasil

O empreendedorismo com foco nos negócios de impacto é um mercado promissor, que tem despertado inovação e criatividade. Um estudo do Sebrae com o Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento (PNUD) identificou em 2018 mais de 800 negócios de impacto social no país (Agência Brasil). 

Por aqui, também fazemos parte desse time! A Herself se guia pela ODS 5 de Igualdade de Gênero. Para isso, atuamos com produtos sustentáveis e educação menstrual, pois percebemos a relação intrínseca entre a erradicação da pobreza menstrual alcançando assim a dignidade menstrual e equidade de gênero.

[Herself em ação social, como uma negócios de impacto social

Raíssa Kist, CEO da Herself

 

Em breve, faremos 5 anos de existência! Em tão pouco tempo, conseguimos a partir da produção de biquínis e calcinhas menstruais espalhar impactos positivos. Como por exemplo:

  • 406,5 horas de educação menstrual online voluntária;
  • 3 propostas de lei de combate à pobreza menstrual em parceria com o coletivo feminista Girl Up;
  • mais de 40 mil assinaturas em petição pública em combate à pobreza menstrual.

Segundo a Raíssa, CEO aqui da Herself, um desafio das organizações de impacto é não serem confundidas com negócios que se dizem sustentáveis, mas fazem lavagem verde (propaganda enganosa sobre sustentabilidade). Por exemplo, marcas que acreditam que a solução da pobreza menstrual é simplesmente doar calcinhas menstruais. Isso não é impacto positivo, e sim, fazer um assistencialismo que não permite que as pessoas que menstruam tenham suas necessidades atendidas. A pobreza menstrual é combatida com produtos seguros, manejo da saúde menstrual, informação de qualidade e educação menstrual.

 

Negócios de impacto social no mundo

Os negócios de impacto social têm movimentado cerca de US$ 60 bilhões em nível global, segundo artigo da Agência Brasil. É um mercado que também se mostra promissor e tem sido líder em apresentar soluções tecnológicas. 

Um exemplo da área de educação é uma startup portuguesa, que desenvolveu uma metodologia lúdica com o foco na alfabetização de pessoas com deficiência. Já em Londres, também existem muitos negócios do tipo, uma vez que os empreendedores não encontram tantas barreiras administrativas como no Brasil - por lá, leva menos de cinco dias e R$100 para abrir uma startup. Da mesma forma, Berlim também é conhecida como o “ecossistema das startups” com negócios recebendo investimentos para dar vida às ideias todos os dias. 

Ao mesmo tempo, nota-se que as iniciativas internacionais são inventivas, mas muito diferentes em relação ao Brasil. E faz sentido, já que as nossas necessidades no Sul Global são distintas e somos afetados pelas desigualdades sociais de forma mais intensa.

Bom, deu pra perceber a importância dos negócios de impacto positivo, não é mesmo? O nosso papel como consumidores pode ser apoiar quem está agindo de verdade rumo a uma sociedade melhor. Vem com a gente nessa?

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