Quanto tempo depois da laqueadura vou menstruar?
Ao considerar essa opção contraceptiva, é comum ter dúvidas de como o procedimento influencia o período menstrual. Saiba que você vai continuar menstruando, uma vez que a técnica consiste no corte das trompas de Falópio, mas não suprime a ovulação.
Também conhecida como ligadura de trompas, a laqueadura é uma esterilização cirúrgica feminina. Essa é uma operação irreversível, que evita a gravidez de forma definitiva. Saiba mais sobre o tema e como influencia a menstruação:
O que é laqueadura e quais os seus sintomas?
A laqueadura é um procedimento de esterilização cirúrgica feminina. A operação consiste em cortar as trompas de Falópio (tubas uterinas), interrompendo assim a comunicação entre os ovários e o útero. Dessa forma, o esperma não chega até o óvulo, o que impede a gravidez.
Esse é um método contraceptivo irreversível, cujo objetivo é prevenir a gestação de forma definitiva. Por esse motivo, há alguns requisitos para realizar a cirurgia, como ter no mínimo 21 anos ou já ter dois filhos.
Quanto aos métodos cirúrgicos, é possível fazer a ligadura por meio de um corte abdominal ou optar pela videolaparoscopia - técnica em que são feitos pequenos furos na região do abdômen e permitem o manuseio interno sem cortes invasivos.
Como as técnicas para realizar o procedimento são diferentes, a recuperação de cada pessoa pode variar. Generalizando, indica-se o uso de anti-inflamatórios e repouso. É comum sentir dores moderadas, sobretudo na técnica tradicional de corte abdominal.
Como funciona a menstruação após a laqueadura?
Ao considerar a laqueadura, muitas mulheres pensam que não vão mais menstruar, o que é um engano. Isso porque a ligadura consiste em impedir a fecundação, mas não tem efeito hormonal ou sexual. Ou seja, a ovulação vai ocorrer normalmente.
Por conta da produção de hormônios sexuais, o corpo ainda se prepara para uma possível gravidez. Nesse sentido, o endométrio - tecido que recobre o útero por dentro - irá se formar e se modificar durante as fases do ciclo menstrual.
Ao longo desse ciclo, ao termos uma queda hormonal, o endométrio vai descamar do útero e será eliminado na forma de menstruação. Simples assim!
Quanto tempo depois da laqueadura vou menstruar?
Tendo em vista que a laqueadura não altera a produção hormonal, o procedimento não irá suprimir o período menstrual. Nesse sentido, é possível menstruar normalmente após realizar a cirurgia.
É claro que alterações no ciclo menstrual podem ocorrer sempre, mas não é esperado que você deixe de menstruar ou que a operação vá desregular seu ciclo, ok?
É normal a menstruação ficar irregular após laqueadura?
Como sempre falamos por aqui, nossos corpos não são máquinas e cada organismo é único. Por esse motivo, nossos ciclos não cabem em todas regras estabelecidas pelos livros de biologia - leia-se a regra dos ciclos de 28 dias.
Na verdade, ciclos regulares têm, em média, de 24 a 35 dias. Além disso, eles não precisam ter a mesma duração de dias para serem considerados regulares. Ainda, é comum ter alterações e tá tudo certo, viu?
Agora que você já sabe como identificar um ciclo regular, tenha em mente que não é esperado que a laqueadura mude a duração dos seus ciclos. Caso você perceba alterações muito bruscas, converse com seu médico, afinal, nunca é normal ficar longos períodos sem ovular.
Veja também: Menstruação atrasada? Conheça alguns motivos além de gravidez
É normal a menstruação ficar intensa depois da laqueadura?
Perceber o fluxo menstrual intenso após a laqueadura é uma queixa comum. A saber, na maioria dos casos isso ocorre quando a mulher deixa de usar contraceptivos hormonais (AC).
Geralmente, quem usa ACs tem o fluxo mais ameno. Entretanto, se deixar de usar a medicação, é possível que o fluxo aumente. Nesse caso, não foi um efeito da laqueadura, e sim essa mudança de contraceptivo.
Por outro lado, há relatos de pessoas que não usavam ACs e, mesmo assim, perceberam o fluxo menstrual aumentar após o procedimento. No entanto, a hipótese de que a laqueadura intensifica o fluxo não é consenso na área de saúde. Saiba mais neste artigo.
É normal a menstruação doer depois da laqueadura?
Infelizmente, menstruar pode ser sinônimo de dores e desconfortos para algumas pessoas. O mais comum são as cólicas menstruais, que podem ser leves a intensas.
Para quem fazia uso de ACs e parou após a laqueadura, é possível perceber mais desconforto. Afinal, antes esses sintomas estavam mascarados. Por isso, atente-se aos padrões de intensidade de fluxo e sintomas que você tinha antes dos hormônios, se for o seu caso.
Contudo, se você sente dores intensas, seja cólica ou dor vaginal, é imprescindível falar com um profissional de saúde. A saber, a recuperação da laqueadura varia de acordo com a técnica usada e o organismo da pessoa, mas nunca é normal sentir dores incapacitantes.
Você também pode gostar: Endometriose: conheça sintomas, diagnostico e tipos de tratamento
Érica
Obrigada pelo conteúdo, estava preocupada mas fiquei mais tranquila após a leitura.
ribeiroana57450@gmail.com
Artigo muito bom da conta, muito bem explicado,escrita muito boa,tá de parabéns a organização!!
SEINY
Gostei muito do conteúdo, me foi muito útil.
Seiny Chimuco
Gostei do conteúdo, com este conteúdo consegui deixar toda divida para trás. Foi ótimo