Sobre

A Herself

Somos pioneiras no Brasil na bandeira latino-americana por uma nova cultura menstrual.

Group 1198

Somos um negócio de impacto. Nossa sustentabilidade financeira acompanha o ativismo, gerando transformação social. De um lado, atuamos com produtos tecnológicos. Inovamos em peças funcionais que resolvem problemas reais, atendendo diferentes ciclos de saúde feminina. Os biquínis e calcinhas absorventes, nossas peças-chaves, garantem conforto, liberdade e autoestima às pessoas que menstruam.

Do outro lado, nosso pilar de educação. Com um modelo cruzado, a cada curso de educação menstrual vendido, disponibilizamos uma ação gratuita às crianças, adolescentes e/ou adultos em situação de vulnerabilidade. Assim, com produtos e educação, garantimos dignidade menstrual – autonomia, acesso à protetores e informação de qualidade sobre saúde.

A origem de tudo: ressignificar a relação das mulheres com o período menstrual

Estamos alinhadas ao quinto objetivo de desenvolvimento sustentável da ONU, que visa alcançar igualdade de gênero e emponderar meninas e mulheres.

No final de 2016 percebemos uma coisa: a cada semana se falava de uma nova tecnologia. Enquanto isso, todo mês, nós estávamos menstruando, usando exatamente os mesmos protetores descartáveis da década de 30 e falando baixinho sobre algo que sempre nos foi ensinado a esconder. Você já se questionou por que estávamos há mais de 70 anos sem inovação?

No momento em que esse questionamento bateu, não deu outra: não íamos mais continuar com vergonha de algo tão natural e muito menos gerar lixo todo mês. A transformação não poderia ser só individual, então dividimos essas inquietações com mais mulheres, tornando a mudança coletiva.

Conversamos com mais de 800 brasileiras, procurando entender melhor a relação com a menstruação e suas rotinas a cada ciclo. De lá pra cá, desenvolvemos juntas as primeiras calcinhas menstruais 100% nacionais e o primeiro biquíni e maiô menstrual do Brasil – ambos através de um financiamento coletivo para criar, em conjunto, algo pensado no bem-estar e autoestima das mulheres.

Hoje vamos além de um produto funcional. Para vencer o tabu e mudar as estruturas, rompemos com as velhas narrativas sobre manutenção unindo produtos tecnológicos à educação, escalando assim o impacto social.

O impacto social move a Herself

Somos uma empresa brasileira que constrói, a muitas mãos, novas realidades para as pessoas que menstruam. Além de ressignificar a menstruação por meio de soluções tecnológicas, acessíveis e seguras, entre nossos objetivos estão a luta por equidade de gênero, dignidade menstrual e valorização das singularidades.
Com a Herself Educacional, criamos a Escola de Menstruação que, baseada na autonomia e na visão positiva sobre o corpo, já impactou a história de mais de 1.200 meninas e mulheres e busca democratizar o conhecimento sobre educação menstrual. Em 2020 inauguramos a Casa da Menstruação e iniciamos nossa expansão para a América Latina.

Valorizamos a economia local e sustentável

Começamos como um projeto de capacitação para empreendedores que queriam movimentar a economia local com soluções sustentáveis. A valorização e priorização por aquilo que está pertinho da gente está no DNA da Herself e continuaremos assim. Não basta fazermos produtos ecológicos – a sustentabilidade precisa estar em todas as práticas da rede produtiva. Por isso, desde o início priorizamos o desenvolvimento conjunto com a tecnologia, fornecedores e costureiras da região, a fim de que tenhamos o maior controle possível dos nossos processos e o menor impacto ambiental com a cadeia logística.
Desenvolvemos um ecossistema que fomenta a troca de conhecimento: dentre nossos parceiros, se destacam a empresa familiar de Guaporé, RS (que contrata de forma justa costureiras da região) e a Denise (costureira autônoma que produz nossos absorventes tecnológicos, e utiliza a renda proveniente do trabalho com a Herself para arcar com os custos do seu curso de Enfermagem). As nossas peças têm a garantia de uma produção limpa e consciente, com a mão de obra valorizada e desenvolvimento local.

Linha do tempo

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  • Agosto

    Idealização do projeto dentro do Programa de Negócios de Impacto com a EVOLUIR

  • Novembro

    Validação de protótipos, modelagem, tecnologia

  • Março

    Pré-venda dos biquínis absorventes – Lançamento do Financiamento Coletivo Biquínis

  • Agosto

    Lançamento do E-commerce

  • Abril

    Lançamento via Financiamento Coletivo

Somos um time formado somente por mulheres e nós priorizamos:

Dignidade
menstrual

Produtos tecnológicos
feitos no Brasil

(Co)criação e
comunidade feminina

Pluralidade e inclusão

Conheça nosso time

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Herself