Como fazer a menstruação descer mais rápido: é possível? Descubra aqui!

Como fazer a menstruação descer mais rápido: é possível? Descubra aqui!

Como fazer a menstruação descer mais rápido: é possível? Descubra aqui!

“Como fazer a menstruação descer?”: que atire a primeira pedra a mulher que nunca correu para o Google com essa dúvida. Se a menstruação demorasse um pouco mais do que o “normal”, — leia-se o esperado por aquela pessoa — já vinha a preocupação e o medo de estar grávida. Se você se identifica e tem curiosidade sobre os mitos e verdades sobre esse tema, convidamos a Victoria Castro, sócia da Herself Educacional e referência em saúde menstrual para responder às dúvidas.

Leia até o final para entender porque a menstruação não atrasa e, porque, não são essas táticas que farão o endométrio se desprender do útero. Sim, amiga, seu corpinho funcionará independente de chás e ervas.

Antes de mais nada, uma nota: esse texto não tem o objetivo de julgar sabedorias antigas e culturas. Nem ditar que “científico” é sempre o “certo” e “natural” é bom ou “ruim”. Vamos apresentar uma visão biológica de como funciona a menstruação e como não existem estudos suficientes que comprovem que algum chá ou produto pode fazer a menstruação descer. Afinal, ela faz parte de um processo fisiológico e hormonal de quem ovula e não nasce no útero de uma hora para outra. Entendemos ser a partir da educação menstrual emancipatória, sem rodeios e misticismos, que podemos tomar decisões conscientes sobre o próprio corpo. Porque autonomia é tudo! Mas para isso, temos de ter informações suficientes. Só assim é possível escolher o que faz mais sentido para nós mesmas. Agora vamos ao conteúdo!

Tem como fazer a menstruação descer mais rápido?

De antemão, é importante ressaltar que não existe evidência científica de que tomar um chá ou um produto faça a menstruação descer mais rápido. Isso porque nenhum chá ou produto pode PRODUZIR, ou CAUSAR uma menstruação.

Embora não se saiba a origem dessa crença, o chá de canela é um dos métodos mais procurados por quem busca uma solução para menstruar mais rápido. Essa se tornou uma crença cultural, passada por gerações e que ainda confunde muitas pessoas. 

Segundo a ginecologista  Drª. Sheila Sedicias, os estudos realizados até o momento, indicam o Cinnamomum zeylanicum (Canela) como um propulsor no alívio das cólicas. Outras investigações sugerem que a canela provoca contrações no útero e pode alterar a intensidade do fluxo. Porém, isso por si só não faz a menstruação descer. 

Para a Victoria, Educadora Menstrual da Herself, a maioria dos casos em que o período menstrual chega 1 ou 2 dias após uma pessoa tomar chá de canela, trata-se apenas de uma coincidência. Sim, aparentemente, se isso já aconteceu com você, a menstruação já ia descer de qualquer jeito:

“Embora alguns chás possam de fato ter um efeito de aumentar a contração uterina, isso por si só não vai fazer com que a menstruação dessa. Porque se usarmos esses chás em outro momento do nosso ciclo menstrual, onde a gente não está para ficar menstruada, não vai acontecer nada. Nosso corpo não vai PRODUZIR uma menstruação do nada graças a um chá. Então é muito importante saber que a menstruação não está lá sempre pronta para descer no útero, como se precisássemos de um estímulo externo para que ela finalmente acontecesse”.

Técnicas de como fazer a menstruação descer: o que é mito e o que é verdade?

Bom, estamos alinhadas de que não temos como “produzir” uma menstruação ao tomar um chá ou usar outro método, né? Isso porque o período menstrual faz parte de um processo fisiológico do nosso corpo. Nesse sentido, ele não está adiantado ou atrasado: ele acontece no momento em que tem de acontecer, para todas as pessoas que ovulam e não estão grávidas.

 

como fazer a menstruação descer
Reprodução: Giphy

“Também existe uma crença de que o nervosismo faria a menstruação ficar presa dentro do útero. Isso é falso. Porque o útero não é músculo que podemos contrair como um braço. Mesmo sendo um músculo, não temos controle sobre ele. Então o nervosismo não tem como ‘segurar’ a menstruação em hipótese alguma”, aponta Victoria Castro.

E quem nunca ouviu que ficar nervosa poderia segurar a menstruação, não é mesmo? Mesmo sendo um mito, ao fazermos uma busca simples na internet, encontramos não só dicas para fazer o corpo “relaxar” para a menstruação descer, como táticas que prometem fazer o sangue descer de qualquer jeito. Por isso, escolhemos aqui as dúvidas mais recorrentes. Bora desmistificá-las!

Como fazer a menstruação descer em 30 minutos

“Tem como fazer a menstruação descer em 30 minutos?” Não, infelizmente não tem.

O período menstrual vai chegar de 10 a 16 dias após a ovulação, no caso de mulheres que não estão grávidas. Não temos como apressar esse processo, amiga!

Como fazer a menstruação descer no mesmo dia

Menstruação no mesmo dia? Não é bem assim que acontece!

Como falamos acima, a menstruação vai chegar, no máximo, até 17 dias após a ovulação. Por isso, não temos como fazer nosso corpo produzir uma menstruação se ele ainda não está pronto para que ela chegue, ok?

Como fazer a menstruação descer com vinagre

Não há como produzir ou causar uma menstruação ingerindo vinagre.

Nem mesmo há estudos conclusivos sobre essa relação. No entanto, o vinagre é um condimento bastante procurado por quem leva um estilo de vida mais saudável na alimentação e até mesmo nos cosméticos naturais. Se você tem curiosidade, busque usá-lo para outros fins, combinado?

Como fazer a menstruação descer o mais rápido possível

Imagine que o nosso corpo tem um tempo interno. Ou seja, ele não segue o nosso calendário. Por isso, não temos como estalar os dedos e fazer a menstruação descer. De novo: ela vai chegar no momento ideal, conforme o seu ciclo menstrual.

Como fazer a menstruação descer com canela

Como explicamos acima, o chá de canela pode ser benéfico para casos de cólicas menstruais. Já para “fazer a menstruação descer”, assim, do nada, não tem como. Caso você esteja interessada nas propriedades da canela, pode conferir seu uso como óleo essencial

Ele pode ter outros benefícios nesse sentido. Como, por exemplo, na cosmetologia. No entanto, fica o alerta para sempre pesquisar a maneira mais segura e adequada para seu uso. No caso do óleo essencial, ele não pode ser usado direto na pele e pode haver restrições.

Como fazer chá de orégano para descer a menstruação

Não, o chá de orégano não tem como produzir uma menstruação.

Por ter carvacrol, um componente diurético, algumas pessoas associam isso a um estímulo para fazer a menstruação descer. Mas não há relação. No entanto, o orégano tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias ótimas para saúde e podem aliviar desconfortos — o que pode ser útil para quem sofre com cólicas menstruais leves.

Como fazer o chá de boldo para descer a menstruação

Não, o chá de boldo não cria uma menstruação…

O boldo é uma planta medicinal muito usada e bem forte. Tem ações diuréticas, anti-inflamatórias e antioxidantes. Precisa ser usado com precaução, pois pode ter efeitos colaterais fortes. Mas ele também não tem relação com o período menstrual. Para saber mais sobre o assunto, confira aqui.

Como fazer o chá de arruda para descer a menstruação

Não, o chá de arruda não produz uma menstruação…

A arruda é mais uma planta poderosa, com propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias. Sua relação com o período menstrual se dá nos efeitos calmantes e analgésicos que diminuem consideravelmente as dores menstruais. No entanto, ela também não tem como criar uma menstruação dentro do útero.

Como fazer chá de sene para descer a menstruação

Não, o chá de sene não tem como fazer a menstruação descer…

Mais uma planta medicinal super forte, a ser tomada com precaução. O chá de sene tem propriedades laxativas, purgativas, depurativas e vermífugas. Por ser laxativo, é muito usado para prisão de ventre. O que não tem nada a ver com a menstruação, já que ela é um processo do útero e não do intestino, tá?

Como fazer chá de gengibre para descer a menstruação

Também não: o chá de gengibre não consegue criar uma menstruação.

Tá aí mais uma planta com princípios ativos antioxidantes, anti-inflamatórios, diuréticos e termogênicos. É muito usado para auxiliar em casos de náuseas, má digestão e até resfriados. No entanto, ele também não pode fazer a menstruação descer. Além disso, também tem contra indicações e efeitos colaterais fortes, por isso pesquisa e tome precauções.

Alerta: cuidado com os métodos de como fazer a menstruação descer

Pense conosco: das duas, uma. Ou você acredita que as ervas medicinais são totalmente inofensivas — e pensando assim, será que funcionam? Ou você acredita que elas têm princípios ativos benéficos à saúde humana, portanto, assim como medicações sintéticas, não podem ser usadas indiscriminadamente. O maior “perigo” das ervas medicinais é que é difícil, sem orientação, tomar as doses adequadas delas.

As plantas e ervas medicinais são super poderosas e podem ser usadas para muitos tratamentos físicos e mentais. Nossa orientação é que para um uso seguro, busque especialistas como fitoterapeutas, que vão entender as suas necessidades e restrições. Assim, você pode realizar um tratamento mais natural e integrativo.

Outro alerta necessário é que sim, algumas ervas podem apresentar riscos para quem está grávida. Portanto, converse com seu/sua obstetra ou pesquise antes de usar chás medicinais, óleos essenciais, entre outros.

O que pode causar a menstruação atrasada?

Bom, mas afinal, porque a minha menstruação não desce? O que causa esse “atraso”?

Na verdade, a sua menstruação nunca, repetimos: nunca atrasa!

Como aponta a Vic, talvez a confusão com a “menstruação atrasada” se dê pelo fato de que o período menstrual é o único processo do ciclo menstrual que podemos de fato enxergar.

Todos os meses, vemos aquele sangue na calcinha e, erroneamente, pensamos que isso é um “ciclo”. (quem nunca pensou assim?).

No entanto, o ciclo menstrual é composto por fases e a menstruação é só uma delas. Primeiro, nosso corpo passa pelo período pré-ovulatório. Depois, temos a ovulação de fato. É a ovulação que varia, não tendo uma data certa para acontecer. Após a ovulação, a menstruação chega de 10 a 16 dias. Até 17, em alguns casos. Ou seja: a ovulação pode “atrasar”, mas a menstruação sempre será pontual.

Leia também: Menstruação atrasada? Veja motivos além da gravidez.

Ou seja, quando estiver ansiosa pelo período menstrual, lembre-se que a menstruação vai vir quando tiver de vir — de 10 a 16 dias após a ovulação. Logo, não adianta tentar ver sangue se a ovulação sequer aconteceu ainda. A menstruação é consequência do ciclo ovulatório.

Nesse sentido, é só após esse período que o tecido que reveste o útero por dentro (também conhecido como endométrio) vai descamar, ocorrendo assim o sangue menstrual. Isso acontece devido a uma queda hormonal. 

Em outras palavras, nenhum chá ou erva pode fazer o endométrio descamar mais rápido, ou mais devagar. E nenhum produto vai causar a queda hormonal da menstruação. Não temos, em hipótese alguma, esse controle.

3 dicas para manter a menstruação em dia

Bom, já entendemos que a menstruação é sempre pontual. Mas então como ter um ciclo regular?

Primeiro, saiba que ciclos regulares têm de 24 a 35 dias. E mais: não precisam ter a mesma duração sempre para serem considerados regulares. Afinal, nosso corpo não é uma máquina. Nossa dica, portanto, é que você anote os dias em que fica menstruada. Assim, você pode identificar alguns padrões e passa a entender uma média da duração do seu ciclo menstrual — sem sofrimentos e ansiedades, viu?

Além disso, lembre-se que o ciclo menstrual é composto pelo primeiro dia da menstruação até o último dia antes da próxima. Isso só vale para quem não usa contraceptivos hormonais como pílula oral, anel vaginal, adesivo, injeção, implante, etc.

Por fim, algumas dicas que favorecem a ovulação estão ligadas ao nosso estilo de vida. Alimentar-se bem e evitar períodos de muito estresse é uma das recomendações. Outra dica é se atentar aos desequilíbrios hormonais. Esses sim, podem fazer as ovulações serem mais espaçadas. Consequentemente, temos ciclos mais longos. Nesse caso, converse com seu/sua médico(a).

Quais alimentos ajudam a descer a menstruação?

Os alimentos também não conseguem fazer o sangue descer e nem de regular a menstruação.

No entanto, nossa alimentação é crucial para ciclos menstruais mais confortáveis e saudáveis. Para ovular regularmente, e por consequência menstruarmos regularmente, é necessário estarmos bem nutridas.

Por isso, restrições alimentares e pouca quantidade de comida não fazem bem para nossos hormônios sexuais. Então dê preferência a uma alimentação sem ultraprocessados e com comida de verdade. O cálcio, zinco e magnésio são minerais essenciais para um bom funcionamento do corpo. Você os encontra em fontes de origem animal (carnes, ovos e alguns laticínios) e também em fontes vegetais como folhas verde-escuras, castanhas, levedo de cerveja e sementes de abóbora.

Leia mais: Por que você precisa entender a relação entre alimentação e ciclo menstrual

E, claro, lembramos que se você tem vida sexual ativa, mantendo relações entre pênis e vagina, convém realizar um teste se suspeitar uma gravidez, ok? Afinal, não há método contraceptivo 100% eficaz. Para mais, esperamos que esse conteúdo te ajude a acompanhar seu ciclo menstrual mais de perto, com mais saúde física e mental. Só o autoconhecimento nos permite viver com mais tranquilidade, sem neuras e ansiedades.

 

Share this post

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.