Pode entrar na piscina menstruada? Conheça 3 produtos para ajudar você

Pode entrar na piscina menstruada? Conheça 3 produtos para ajudar você

Pode entrar na piscina menstruada? Conheça 3 produtos para ajudar você

Pode entrar na piscina menstruada? Provavelmente na sua infância ou adolescência bateu a vontade de mergulhar na piscina com os amigos. Mas algo te impedia: o período menstrual e o medo de deixar um “mar vermelho” pela água. O que talvez ninguém te contou é que existem muitas formas de entrar na água ou mesmo nadar estando menstruada

Como sempre repetimos aqui, os exercícios físicos são aliados da nossa saúde e do ciclo menstrual. Nadar, por exemplo, fortalece os músculos, faz bem para os pulmões e reduz as cólicas menstruais. Ao entrar na piscina, mesmo que só para relaxar, você reduz o estresse e favorece o bem-estar. Portanto, vale a pena dar uma chance para essa prática, mesmo nos dias de fluxo mais forte. Vem com a gente conferir tudo sobre esse tema. 

Pode entrar na piscina menstruada?

Se você já se perguntou se pode entrar na piscina menstruada, fique sabendo que pode! A menstruação não é um limitante para nenhuma atividade. Portanto, se você tem vontade de entrar numa piscina, vá em frente!

Ao contrário do que muitos pensam, entrar na água menstruada não favorece o risco de infecções. Conforme apontam especialistas, as piscinas podem conter uma quantidade pequena de fluidos de urina e secreções humanas. 

Por isso elas são higienizadas para garantir a segurança e saúde das pessoas. No entanto, para evitar infecções vaginais, é importante tomar uma ducha depois de sair da piscina e nunca ficar com o biquíni molhado no corpo

Da mesma forma, a menstruação não é capaz de contaminar a água. Primeiro, porque o sangue menstrual não tem a mesma intensidade debaixo d’água. Segundo, porque o cloro ou outros produtos mantêm a piscina limpa. 

E, bom, já sabemos que a menstruação não é algo sujo, certo? Essa ideia de que o sangue contamina, muitas vezes, está carregada de tabus. Sua menstruação não é nenhuma sujeira!

O que acontece se eu entrar na piscina menstruada?

Entrar na piscina menstruada pode ser sinônimo de relaxamento, bem-estar e diversão. O que vai proporcionar isso é a sua afinidade com a prática e um protetor menstrual seguro, como veremos abaixo.  

Do ponto de vista da saúde mental, há muitos benefícios. O contato do corpo com a água promove relaxamento e reduz o cortisol, hormônio que causa o estresse. Da mesma forma, nosso sistema nervoso libera endorfina, um hormônio que proporciona mais prazer e felicidade. Então, se você sente irritabilidade ou fadiga durante o período menstrual, é possível se sentir melhor depois de um banho de piscina. 

Porém, essa não é a regra, viu? Algumas pessoas com o fluxo muito intenso, mesmo usando um protetor menstrual, podem se sentir desconfortáveis debaixo d’água. Tudo depende da sua sensibilidade e do seu ciclo menstrual.

As piscinas aquecidas são ainda mais benéficas e podem conquistar quem não se arrisca no banho gelado. Isso porque o calor relaxa mais o corpo e cria um ambiente aconchegante. Ademais, a água quente é melhor para quem sofre com cólicas menstruais

Água corta menstruação: mito ou verdade?

Você certamente já ouviu falar que a água “corta” a menstruação e, portanto, não há como o sangue sair enquanto você está imersa. Isso é um mito. Na verdade, a água contrai os vasos sanguíneos, dificultando a saída da menstruação.

No entanto, ao sair da piscina, o sangue passa a escorrer normalmente. Por isso, basta dar uma subidinha nas escadas para que a menstruação escorra entre as pernas, por exemplo. Além disso, é possível que coágulos de sangue saiam na água. 

Pode entrar na piscina menstruada com absorvente externo?

Os absorventes descartáveis externos não devem ser usados debaixo d’água. Por conterem plásticos e algodão, eles podem inchar ao molhar, desmanchando na água. 

Para quem prefere protetores externos, é possível usar um biquíni menstrual. Por ser lavável e reutilizável, ele é mais sustentável que as opções descartáveis. É como usar um biquíni comum, com a diferença que esse absorve a menstruação sem vazamentos. 

Pode entrar na piscina menstruada com absorvente interno?

Se de um lado os absorventes descartáveis externos não dão conta de conter o sangue na água, os absorventes internos, por sua vez, podem ser usados com mais segurança. Para isso, evite ficar muitas horas seguidas com o mesmo protetor. Não é indicado usá-lo por mais de 4 horas.

Embora seja seguro, muitas pessoas se sentem desconfortáveis com o uso. Principalmente aquelas que ainda estão descobrindo o próprio corpo. Além disso, em alguns casos, eles  também podem provocar alergias. E cá entre nós, ninguém merece ficar com aquela cordinha aparecendo, né? Em vez disso, você pode optar por coletores menstruais.

Pode entrar na piscina menstruada sem absorvente?

Poder, você pode! Mas como explicamos acima, saiba que a água não faz a menstruação cessar, essa ideia trata-se de um mito. É possível que algumas gotas se dissolvam na água e principalmente coágulos de sangue. Ainda, é provável que a menstruação escorra assim que você sair da água. 

Por aqui, já ouvimos muitas pessoas que praticam a menstruação livre. Esse é um movimento no qual pessoas não usam protetores menstruais para conter o fluxo. É uma prática que vem vencendo tabus e vale a pena conhecê-la. Se você tem afinidade com essa ideia e quer experimentar, é super possível! 

O que fazer para entrar na piscina menstruada? 3 produtos para ajudar você

Com o intuito de ajudar você a entrar na piscina menstruada, escolhemos alguns produtos que valem ser testados. Listamos opções seguras, e também confortáveis e ecológicas. Certamente você vai adorar!

Biquíni Menstrual 

Você pode usar um biquíni ou maiô menstrual. Eles são como biquínis normais, exceto pela característica tecnológica. 

Funciona assim: você menstrua no biquíni e ele mantém o sangue na peça, devido aos tecidos absorventes. Esses mesmos tecidos possuem um tratamento antimicrobiano, o que evita a proliferação de fungos e bactérias. 

Pela parte de fora, há mais uma camada tecnológica, que é impermeável e impede vazamentos. Conheça mais sobre esse produto aqui.

Na hora do uso, não tem segredo. Basta vestir o biquíni! É importante que ele esteja bem justinho na virilha, assim não tem como a água entrar dentro dele. Depois de usá-lo, esfregue bem com água e sabão e todo sangue sairá da peça. 

É esse atrito que faz com que a menstruação saia na hora da lavagem e não na piscina, por exemplo. Uma super tecnologia! 

Coletor Menstrual

O coletor menstrual é um protetor interno e reutilizável. Seu material é feito de silicone e ele pode ser usado por cerca de 5 anos. Por conta disso, é um dos protetores mais ecológicos presentes no mercado hoje. 

Para inseri-lo, basta dobrá-lo ao meio ou na lateral. Depois, o insira dentro da vagina. Ele estará bem posicionado quando você tentar dar uma puxadinha e ele apresentar uma resistência ao sair. O que significa que um vácuo foi formado e não há riscos de vazamentos.

Disco Menstrual 

O disco menstrual também é um protetor interno. É possível encontrá-lo na versão descartável ou reutilizável. Por aqui, indicamos o reutilizável, já que é bem mais sustentável. 

Para inseri-lo, você só precisa fazer uma dobra ao meio. Depois disso, o insira na vagina, começando pelo lado mais largo. Deslize com seu dedo para trás, até encaixá-lo no osso púbico. 

Para garantir que ele esteja bem posicionado, você precisa tocar e sentir que seu colo do útero está dentro do disco. 

Leia mais: Colo do útero: você conhece a altura do seu? Descubra aqui!

3 dicas para relaxar e aproveitar a piscina menstruada

Se você se sente insegura para entrar na piscina menstruada, pode convidar alguém para lhe fazer companhia. Vale ser amiga, colega ou familiar. A experiência vai ser mais divertida e é capaz que você até esqueça que está menstruada. 

Você também pode aproveitar para começar um esporte, como a natação. Como já dissemos aqui, nadar fortalece os músculos, nos faz respirar melhor e ajuda nas articulações. Você irá se sentir mais flexível e bem disposta. Por estar nadando menstruada, você também vai se sentir confiante

Para mais, é importante respeitar seu corpo. Se você tem medo ou muita insegurança, pode vestir um biquíni para tomar sol ou ir à sauna. Faça novas atividades aos poucos. O importante é começar! 

Tem como cortar a menstruação antes de entrar na piscina?

Interromper a menstruação pode ser uma opção para algumas pessoas. Isso pode ser feito com anticoncepcionais (AC), que são formados por hormônios sintéticos. É importante ressaltar que remédios caseiros não têm esse efeito, ok?

De forma geral, o uso de AC não apresenta riscos à saúde, desde que se tenha um acompanhamento médico ou que você leia as bulas. Ressaltamos que antes de usar qualquer remédio, você não só preste atenção aos efeitos colaterais, como também às restrições. Como, por exemplo, em caso de gravidez ou durante a amamentação. 

Outra possibilidade, que precisa ser planejada com mais antecedência, são os anticoncepcionais de uso contínuo. Você faz uso diário do remédio e só volta a menstruar depois que suspender o tratamento. Busque sempre se informar para escolher o que funciona melhor para você e para seu corpo.

Leia também: Como prevenir a gravidez sem anticoncepcional 

entrar na piscina menstruada

Share this post

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.