O que é menopausa?
Um estágio natural na vida de pessoas com órgãos sexuais e reprodutivos femininos, a menopausa marca o fim dos ciclos menstruais.
Ela acontece devido à diminuição gradual da produção dos hormônios sexuais femininos, estrogênio e progesterona, pelos ovários.
São esses hormônios que ficam em evidência em cada fase dos ciclos.
Geralmente, a menopausa ocorre entre os 45 e 55 anos, com a média por volta dos 51 anos.
Principais sintomas da menopausa
No período pré-menopausa, é muito comum que os ciclos se tornem irregulares, ou seja, tenham uma duração menor que 24 ou superior a 35 dias.
Eles ainda podem passar por diferenças superiores a 10 dias entre um e outro, com possíveis mudanças no fluxo menstrual.
Ondas de calor que afetam o rosto, pescoço e parte superior do corpo também são sintomas comuns e geralmente são seguidas por sudorese e, por vezes, uma sensação de frio.
Sudorese excessiva durante a noite e alterações no sono, assim como oscilações de humor podem ser esperados, devido às mudanças hormonais dessa fase.
A diminuição dos níveis de estrogênio ainda pode levar a uma redução na lubrificação vaginal, causando desconforto durante o sexo e mudanças na libido.
Causas e fatores de risco
É importante ter em mente que a menopausa não é uma doença, mas sim uma fase normal e natural da vida.
Sintomas podem variar em intensidade e impactar a qualidade de vida de algumas mulheres de acordo com suas vivências e diferentes organismos.
Terapias hormonais e medicamentos podem aliviar sintomas e minimizar alguns dos riscos associados à menopausa, como a perda óssea.
O ideal é que se busque apoio médico para avaliar as individualidades do seu caso e descobrir as melhores opções para o seu bem-estar.
Como lidar com a menopausa
Lidar com a menopausa com bem-estar e saúde envolve uma abordagem de saúde integral: que inclui alimentação saudável, exercícios regulares e cuidados com o corpo e a mente.
Beber bastante água junto a uma dieta equilibrada, que prioriza comida de verdade (rica em proteínas, vitaminas e fibras) é uma das melhores ferramentas não só para a menopausa.
Ciclos regulares e saudáveis também se beneficiam desses nutrientes para a produção hormonal.
Exercícios regulares aeróbicos melhoram a saúde cardiovascular e a resistência, enquanto exercícios de resistência apoiam a preservação da massa muscular e a densidade óssea.
Atividades de flexibilidade, como yoga ou alongamento, para manter a amplitude de movimento e prevenir a rigidez muscular.
Tratamentos disponíveis
A reposição hormonal é uma opção de tratamento que envolve a ingestão de hormônios, como estrogênio e progesterona, para aliviar os sintomas da menopausa.
Essa abordagem é mais frequentemente considerada para quem enfrenta sintomas de forma mais grave, como ondas de calor intensas, suores noturnos, secura vaginal etc.
A terapia hormonal combinada (estrogênio e progesterona) pode aumentar o risco de câncer de mama, assim como o de câncer de endométrio.
Do mesmo modo, a reposição hormonal pode aumentar o risco de coágulos sanguíneos, o que pode levar a condições sérias como trombose venosa profunda ou embolia pulmonar.
Com apoio de um profissional de saúde, você irá entender tanto os benefícios quanto os riscos associados à reposição hormonal antes de tomar uma decisão.
Quer entender mais sobre o seu corpo e como cuidar dele durante a menopausa? Conheça nossa Calcinha de Biquíni Absorvente Tanga e sinta-se confortável e segura em todos os momentos!