Pode treinar menstruada? Sim, pode muito! Por isso, trouxemos dicas para continuar malhando nesse período.
A menstruação desceu. Aquele inchaço e irritabilidade agora fazem sentido. Se não bastasse, também vem a indisposição e a vontade de matar o dia na academia. Afinal, você sente seu corpo pedindo mais descanso.
Você já passou por isso? Por aqui, a gente entende :) Mas o que talvez você não saiba é que manter os exercícios pode trazer inúmeros benefícios pra saúde.
A seguir respondemos as principais dúvidas sobre treinar menstruada e dicas para aproveitar a experiência ao máximo. Confira!
Pode treinar menstruada? 7 dúvidas comuns respondidas
Quando perguntamos às nossas seguidoras quais atividades físicas elas faziam, tivemos muitas respostas. Enquanto algumas preferem o descanso, outras optam pela yoga, pilates, tecido e musculação.
Como é o caso da Mikaiane, que relatou optar pela musculação, só que com menor intensidade. Já a Jackeline é adepta ao pole dance e tecido durante a menstruação:
“Amo, além de alongar e treinar flexibilidade. Melhora meu dia, sempre foi assim 😍”
Mesmo sendo uma experiência única pra cada pessoa, o fato é que as atividades físicas auxiliam na saúde mental e na saúde do corpo. Por esse motivo, percebemos melhoras na qualidade do sono, na força muscular e no alívio do estresse. Confira as principais dúvidas sobre o tema!
A modelo Nicole usando um Shortinho Absorvente.
Treinar menstruada faz mal?
Não! Pelo contrário, pode treinar menstruada porque faz muito bem para a saúde. Os neurotransmissores liberados durante os exercícios têm função analgésica e ajudam a aliviar as dores das cólicas menstruais, por exemplo.
O que sentimos de negativo, muitas vezes, é preguiça de praticar os exercícios. E tudo bem se você quiser descansar algum dia, tá? Mas de forma geral, se você optar pela prática, serão só benefícios para o seu corpo e mente.
A endorfina - carinhosamente chamada de hormônio do prazer - proporciona bem-estar quase que instantaneamente. Por isso, sentimos aquela sensação de dever comprido após movimentar o corpo.
Pode fazer agachamento quando está menstruada?
Sim! Não há nenhum problema em agachar menstruada. O que acontece é que para algumas pessoas com o fluxo menstrual intenso, ficar agachada pode ser sinônimo de um maior fluxo de sangue, já que os músculos ficam relaxados. Se for assim, opte por um protetor menstrual bem seguro, como a calcinha menstrual. Desse jeito você pode abrir as pernas e agachar sem aquela neura do sangue escorrendo e vazando.
Além disso, os exercícios para o quadril são muito benéficos no alívio das cólicas menstruais e dores corporais. A educadora menstrual Maria Chantal, por exemplo, defende a ideia de “descolonização do corpo” a partir do rebolado, incentivando mulheres a descobrirem uma sexualidade positiva e mais autoestima ao mexerem os quadris. Então além de agachar, você pode rebolar!
Agora, se você sente que precisa pegar mais leve, faça alguns exercícios de yoga para alongar coluna, quadris e pernas. Você vai sentir mais força e flexibilidade com o tempo.
Treinar menstruada dá varizes?
Varizes são aquelas temidas veias dilatadas que ficam aparentes por baixo da pele. Entre as causas estão os fatores genéticos, obesidade, sedentarismo e o uso de anticoncepcionais.
Ao contrário do que se acredita, não existem estudos científicos que relacionem os exercícios físicos ao surgimento de varizes. Na verdade, os exercícios aeróbicos e a musculação fazem bem pra saúde e podem prevenir - em alguns casos - que elas surjam.
Sobre a menstruação, não há nenhuma relação com o aparecimento de varizes. Por isso, cuide das suas articulações e siga realizando exercícios de forma contínua. Bora malhar tranquila!
Treinar menstruada emagrece?
Emagrecer é um fator multifatorial que combina as práticas de alimentação saudável e exercícios físicos. Esse é um processo que varia para cada pessoa e envolve reeducação alimentar e um estilo de vida saudável. Portanto, não há relação entre treinar menstruada e emagrecer, ok?
Agora, se você se sente muito inchada durante o período menstrual, existem alguns alimentos que proporcionam boas doses de vitaminas e minerais, tendo ação anti-inflamatória.
A Vic, nossa educadora menstrual, indica:
"Adicione folhas escuras como couve, espinafre e agrião na sua dieta. Além disso, sementes como amêndoas, sementes de abóbora, sementes de girassol e chia podem ajudar muito. Por fim, vale reduzir o consumo de leites e derivados no período pré-menstrual, já que são alimentos inflamatórios".
E caso você tenha possibilidades, busque orientação com uma nutricionista. Assim, você tem um olhar atento às suas necessidades.
Treinar menstruada aumenta o fluxo?
Treinar menstruada não aumenta o fluxo menstrual. Em geral, temos dias de fluxo mais forte — como no primeiro dia da menstruação — e ele gradualmente vai diminuindo a partir do terceiro dia.
Geralmente, o que acorre é que em algumas posições o fluxo de sangue pode descer mais depressa. Como, por exemplo, ao espirrar ou ao levantar depois de muito tempo sentada. Para se proteger dessa ''enxurrada" de sangue, basta usar um protetor menstrual mais seguro.
E, claro, se você sentiu alguma alteração no seu período menstrual, fique atenta. Como já falamos aqui, nem sempre o fluxo intenso é um problema. Mas, em alguns casos, indica a necessidade de procurar ajuda médica.
É bom treinar menstruada?
Sim! E se você ainda estava na dúvida, saiba que as atividades físicas previnem doenças. Entre elas, estão a prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes e AVC.
Quando falamos sobre treinar menstruada, são os treinos que vão possibilitar uma rotina mais saudável em quem apresenta sintomas menstruais intensos, como falta de disposição e fadiga. Sendo assim, treinar menstruada vai afetar diretamente na produtividade, qualidade do sono e bom humor.
Da mesma forma, quem sofre de distúrbios como SOP (Síndrome dos Ovários Policísticos) também precisa realizar atividades físicas. Já que esse distúrbio endócrino causa mais predisposição ao diabetes tipo 2 e a hipertensão.
Treinar menstruada ajuda ou atrapalha a TPM?
Como dissemos, praticar exercícios liberam endorfina e serotonina, hormônios que funcionam como um analgésico natural e proporcionam mais alegria e bem-estar. Como consequência, os sintomas de irritabilidade, estresse e tristeza, característicos da TPM, podem ser aliviados.
Da mesma forma, quem sofre com transtornos como depressão e ansiedade também devem ter uma prática regular de exercícios. Durante o período menstrual, os sintomas podem aparecer de forma mais intensa. Ou seja, o treino é um aliado importante em conjunto com outras práticas terapêuticas.
Ao mesmo tempo, o treino não pode ser um motivo de sofrimento. Então não não se sinta pressionada a treinar caso você esteja com cólicas intensas ou tenha um fluxo menstrual muito forte. Um dia de descanso não vai mudar a sua rotina tanto assim, né? Experimente alongar o corpo e observar o momento ideal para retomar os exercícios.
Veja 5 dicas para manter o seu treino
1)Pegue mais leve — nos pesos e consigo mesma! Vamos reforçar: é normal ficar mais indisposta. Afinal, nossos níveis hormonais estão mais baixos e a alta liberação de cortisol afeta nosso equilíbrio hormonal, podendo gerar estresse. Então permita-se descansar e fazer treinos mais leves. Seja gentil com o seu corpo e não se cobre tanto <3
2)Experimente diversificar o seu treino! Como por exemplo, praticar uma série de yoga, que proporciona relaxamento e um momento inteirinho pra você respirar melhor. A dança e o exercício funcional também podem ser práticas divertidas, ainda mais se forem feitas com pessoas amigas, viu?
3)Caso você tenha medo de vazamentos, experimente uma proteção extra com um Shortinho Menstrual. Você vai se sentir protegida e a cintura alta da peça garante conforto e proteção no ventre.
4)Também é possível usar uma calcinha de biquíni menstrual, que utilizada em meio seco (sem ser na água) absorve ainda mais o sangue menstrual. Perfeita para os exercícios aeróbicos ou, inclusive, para aquele beach tênis ou frescobol na praia.
5)Agora, se você prefere uma calcinha pra usar por baixo da legging e não quer marcar nadinha, a Tanga é a nossa calcinha mais cavada e fininha. Aliás, cor bordô tem efeito nude na pele, então você pode usar com roupas coloridas e ela vai ficar super discreta. Tudo, né?
Ciclo menstrual e treino: saiba como alinhar os dois
Pode treinar menstruada e, ainda, é possível alinhar as atividades físicas com as fases do ciclo menstrual!
O ciclo menstrual é o período entre uma menstruação e outra. Como já falamos aqui, ocorre de maneira contínua em pessoas que não fazem uso de nenhum contraceptivo hormonal. Podemos dividi-lo em duas fases. A fase folicular é a primeira fase do ciclo, que pode durar de 10 a 16 dias. Já a fase lútea dura, geralmente, entre 8 a 25 dias.
Leia o texto completo sobre as fases do ciclo menstrual aqui!
Na fase folicular, o hormônio dominante é o estrogênio. Nessa fase, temos os primeiros dias de menstruação, em que os hormônios estão em baixa e podemos nos sentir desanimadas. Experimente praticar pilates, yoga ou treinos de musculação mais leves. Passado esses primeiros dias, a disposição e energia tendem a subir! É a hora de fazer exercícios mais puxados e usar toda a sua força <3
Já a fase lútea vai do dia da ovulação até o início da próxima menstruação. Nesse período, o hormônio que entra em ação é a progesterona, que tem ação mais calmante e equilibra os efeitos do estrogênio. Por isso, é normal se sentir mais introspectiva e quietinha. Aproveite esse período para fazer caminhadas, pilates ou dança, já que podem dar um up na energia.
Por fim, lembre-se que somos cíclicas e diversas. Normalmente as fases do ciclo se manifestam assim, mas você pode sentir de formas bem diferentes, tá? Escute seu corpo e teste quais atividades fazem melhor pra sua rotina em cada fase. O mais importante é se manter em movimento! Simbora treinar menstruada?