Além de sintomas da menstruação como cólicas, menos energia, inchaço e dores na lombar e nas pernas, é comum encontrar relatos de diarreia no período pré e durante a menstruação.
Neste texto, vamos te explicar tudo o que você precisa saber para entender porque isso acontece, como tratar e quando esse quadro pode oferecer algum risco à saúde.
É normal ter diarreia na menstruação?
No geral, sim, é comum. Apesar desse sintoma não ser tão comentado quanto outros, como cólicas e dores no corpo, muitas mulheres vivenciam mudanças intestinais no período pré e durante a menstruação.
Mas para ser normal, você vai precisa ficar atenta a intensidade de alguns sintomas.
O esperado é que haja um aumento da frequência de idas ao banheiro e que, por vezes, as fezes fiquem mais amolecidas. Sem processos de desidratação, mal estar prolongado e afins.
Por que temos diarreia na menstruação?
A diarreia na menstruação está ligada às mudanças no ritmo intestinal, devido à alterações hormonais - em especial, ao aumento da prostaglandina, que é produzida a partir do estímulo da progesterona.
Esse hormônio, que começa a aumentar após a ovulação, na chamada fase lútea, também é o causador das chamadas cólicas químicas, que acontecem através da contração da musculatura do útero.
Além de atuar na região uterina, a substância hormonal tem ação no intestino, causando desde dores abdominais até a diarreia em si.
Tem como tratar a diarreia na menstruação?
Os principais motivos da diarreia na menstruação estão ligados à mudanças hormonais. Essas alterações são essenciais para o funcionamento do corpo de quem menstrua - e o bom fluxo dessa vida cíclica é um sinal de saúde.
Portanto, o primeiro passo é entender que esse é um processo natural. Contudo, se você tem incômodos mais fortes com as mudanças intestinais durante a menstruação, algumas alternativas são possíveis.
Comece evitando bebidas estimulantes (como o café) e comidas gordurosas. Priorize vegetais e folhas verde-escuras, castanhas e diminua os alimentos ultraprocessados.
As mudanças irão ajudar tanto no quadro de diarreia, quanto na redução de cólicas menstruais e manutenção do humor durante a menstruação.
Quando a diarreia na menstruação pode ser algo preocupante?
Assim como é super importante não normalizar dores como cólicas incapacitantes, é necessário estar atenta a outros sinais de alerta do corpo.
Sintomas de desidratação (como boca seca, fraqueza, dores de cabeça e tontura) após evacuações, quadro prolongado de diarreia e adição de outros sintomas como febre, náuseas e vômito.
Ocorrências como essas não são consideradas normais dentro do ciclo e precisam de avaliação médica.
Dores abdominais, sangramento nas fezes e alterações de hábitos intestinais (como diarreia ou prisão de ventre) são, por exemplo, alguns sintomas de endometriose, que precisa ser diagnosticada e tratada.
3 dicas do que fazer quando tiver diarreia na menstruação
Com essas informações, você já sabe porque a diarreia pode acontecer durante o período menstrual e de quais formas ela é um sintoma fisiológico dessa fase do ciclo.
Agora, chegou o momento de agir ativamente para garantir mais conforto e segurança no processo de acompanhamento do seu corpo.
- Lembre-se de tomar bastante água e capriche na ingestão de líquidos no geral, como sopas e sucos, para evitar sinais de desidratação!
- Evite alimentos gordurosos e ultraprocessados - opte, sempre que possível, por “comida de verdade”. Frutas, folhas e legumes, de preferência com acompanhamento de uma nutricionista (que acompanhe e aponte as necessidades particulares do seu corpo).
- Fique atenta aos sinais do seu corpo! Sempre procure ajuda médica se sentir dores incapacitantes ou quadros recorrentes de diarréia.
Leia também: Como dormir menstruada para não vazar?