Pode doar sangue menstruada? Ah, os mitos que rondam a menstruação. Desde cedo ouvimos que menstruar é sinônimo de evitar uma série de atividades. Mas acredite: muitas informações são falsas.
Doar sangue menstruada, por exemplo, é liberado. Você deve apenas se atentar aos requisitos para doação (que são iguais para todo mundo) e se existem dores fortes relacionadas ao período, sangramentos anormais ou anemia.
Pode doar sangue menstruada?
Você pode doar sangue menstruada. A ideia de que o período menstrual impede a prática de doar sangue é um mito. Essa crença está relacionada à suposição de que uma mulher menstruada pode perder muito sangue durante a doação, acarretando numa anemia.
Na verdade, nosso corpo já está preparado para a menstruação, que é a descamação do revestimento interno do útero. E a quantidade de fluxo que perdemos beira aos 80ml, o que é bem menos do que geralmente imaginamos, né?
Ainda, a quantidade de sangue doado não ultrapassa 450ml. Como explica a FioCruz, "as células sanguíneas doadas são repostas pelo organismo ao longo do tempo e não fará falta no desempenho das funções metabólicas da pessoa que doou”. Portanto, não há impedimento.
Pode doar sangue no final da menstruação?
Sim, você pode doar sangue em qualquer momento do período menstrual.
Algumas pessoas se sentem mais dispostas ao final do período, pois é a fase que nossa energia tende a subir, logo após a queda hormonal que ocasionou a menstruação.
Leia mais: Descubra quais são as fases do ciclo menstrual
Pode doar sangue com cólica?
Definitivamente, as cólicas menstruais são diferentes para cada pessoa. Algumas apresentam um pequeno desconforto antes de ficarem menstruadas.
Outras uma dor mediana no primeiro de fluxo. Mas também há quem sofra com dores incapacitantes, o que compromete as atividades da rotina.
De forma geral, não é indicado doar sangue menstruada se você está com dor. Isso porque algumas pessoas tendem a sentir as dores aumentarem após a doação. Por isso, evite. Dê preferência aos momentos em que você está se sentindo bem.
Tenho fluxo menstrual intenso. Posso doar sangue menstruada?
Primeiro, é necessário ter certeza de que é um fluxo intenso. Muitas vezes nós temos uma impressão errada da intensidade do fluxo.
Sem especificar, é possível menstruar cerca de 80ml de sangue. Junto ao nosso muco, coágulos e outras substâncias podemos chegar a 100ml. Isso é considerado comum e não há com o que se preocupar.
Outras mulheres podem menstruar mais e serem saudáveis. Isso porque existem fatores hereditários que podem levar a um período mais longo e de intensidade maior. Você pode doar sangue se esse é o seu caso.
Por outro lado, seu notou um fluxo muito abundante de uma hora para outra, se existem sintomas associados, ou se já tem histórico de anemia, é melhor evitar a doação. Nesse caso, é sempre bom investigar como está sua saúde.
Leia mais: Meu fluxo é leve, moderado ou intenso?
Quando estiver menstruada, quais são as recomendações para doar sangue?
Primeiramente, você deve estar se sentindo bem e com a certeza de que não há nenhuma condição como sangramento anormal ou algo fora do habitual acontecendo.
Depois, as indicações são as mesmas de quem não está menstruada. Estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, ter no mínimo 50kg, etc.
Outros requisitos e contraindicações podem ser conferidos com detalhes nos canais do Ministério da Saúde.
Leia também: Exames de rotina? Quais devo fazer?
Quanto tempo após a menstruação posso doar sangue?
Você não precisa esperar o período menstrual passar para doar sangue. É seguro e saudável doar sangue menstruada, desde que você não esteja com sangramentos anormais ou outros desconfortos.
A menstruação não é um impeditivo para a doação de sangue. Essa é mais uma crença que ronda o período menstrual e que deve ser desmistificada. Afinal, doar sangue é um ato solidário e importantíssimo, né?
Qual o melhor momento para doar sangue durante o ciclo menstrual?
Depende! Você pode doar sangue menstruada no final do período, que é a fase folicular. Nesse período, após a queda que gerou a menstruação, nossa energia tende a subir. Talvez você se sinta mais disposta a ajudar as pessoas e com energia para “fazer acontecer”.
Ou talvez você prefira experimentar a fase lútea. O hormônio da progesterona equilibra os níveis de estrogênio e tem ação mais calmante no corpo. Isso favorece a qualidade do sono, por exemplo. Talvez você se sinta mais descansada para a doação, que é um requisito.
Mas de novo: isso pode ser diferente para cada pessoa. Até porque mesmo as fases do ciclo menstrual apresentando tendências, podem ser variáveis em sintomas, disposição, humor, tudo! Então descubra o que faz mais sentido para o seu corpo, combinado?