Pode se masturbar menstruada? Seja você iniciante ou veterana na prática de masturbação, é super comum que essa dúvida venha à mente. Afinal, será que a menstruação atrapalha esse momento?
De antemão: você pode se masturbar menstruada. Aliás, você pode se masturbar em qualquer fase do ciclo menstrual. Existem inúmeros benefícios para a saúde, além de favorecer o autoconhecimento. Confira dicas para começar já!
Pode se masturbar menstruada?
O prazer feminino ainda é repleto de tabus. Mesmo com avanços, a masturbação é alvo de inseguranças para algumas mulheres. E não é por acaso: o clitóris, órgão exclusivo do prazer feminino, foi inviabilizado por anatomistas durante um longo tempo da História.
Portanto, é comum sentir dúvidas, tentando entender o que “pode” ou “não pode” na hora do prazer. Mas fique tranquila: você pode se masturbar menstruada. Inclusive, pode se masturbar em qualquer fase do ciclo menstrual.
O que deve ser levado em conta é a sua disposição para a prática. Muitas mulheres sentem a libido nas alturas durante o período menstrual. Se é o seu caso, aproveite! Em termos de saúde, você poderá se sentir mais alegre e com menos cólicas.
Pode se masturbar menstruada com fluxo intenso?
Sim, é possível se masturbar com fluxo intenso! Você pode usar uma toalha menstrual sobre a superfície que vai ficar (cama, cadeira). Dessa forma, pode aproveitar a masturbação sem receio de manchar de sangue tudo ao seu redor.
Outra dica é usar um coletor menstrual. Como ele é inserido na vagina, contém o sangue. Nessa opção, explore a parte externa do clitóris e todo o prazer que ele tem a oferecer.
Pode se masturbar menstruada e com cólica?
Não só pode, como é indicado. Isso porque o relaxamento do nosso corpo pós-masturbação proporciona alívio e prazer. Então é provável que você sinta menos desconforto da cólica menstrual após a prática.
Pode se masturbar menstruada e com coletor menstrual?
Sim, você pode! O coletor menstrual é inserido dentro da vagina, o que dificulta uma penetração com os dedos. No entanto, o estímulo da parte externa do clitóris é liberado e não influencia em nada no uso do copinho. Teste sem medo!
4 benefícios da masturbação menstruada
Praticar a masturbação menstruada é uma decisão que precisa ser tomada a partir do autoconhecimento. Afinal, para algumas pessoas, a menstruação acompanha sentimentos de introspecção, sensibilidade no corpo, ou a vontade de ficar “quietinha” sem grandes estímulos.
Por outro lado, há algumas pessoas que percebem um pico de energia. Junto dela, pode vir muito tesão e vontade de se tocar. Seja qual for o seu caso, iremos apresentar alguns benefícios da prática. Esperamos que você avalie se faz sentido!
1 - Favorece o autoconhecimento
Definitivamente, o autoconhecimento não é um processo linear. Conhecer a si mesmo é um trabalho constante, que exige uma atenção para as próprias vontades e necessidades. Tocar seu corpo pode ser o começo ou uma etapa importante para se conhecer melhor.
Afinal, onde você sente mais prazer? Em qual posição? Com que tipo de toque? Testar isso sozinha pode, inclusive, melhorar sua vida sexual com um parceiro ou parceira.
A menstruação é sempre o começo de um ciclo. Então você tem a oportunidade de começar unindo dois conhecimentos: características suas no período menstrual, bem como as maneiras que sente mais prazer. Perfeito, não?
2 - Lubrificação natural
O sangue menstrual também pode ser um lubrificante natural. Fica mais fácil deslizar com os dedos no clitóris, explorando todas as partes da vulva e da vagina.
3 - Melhora o humor
Para algumas pessoas, o início da menstruação pode acompanhar uma certa indisposição e fadiga. Às vezes, isso também gera estresse ou mau humor. Nesse sentido, os orgasmos podem ser uma forma de levantar o humor.
Isso porque ter um orgasmo libera o hormônio da ocitocina, que naturalmente gera bem-estar.
4 - Alivia cólicas menstruais
Mais uma vez ele, o hormônio da ocitocina! Após um orgasmo, liberamos essa substância em nosso corpo. Dessa forma, temos um alívio de dores e a sensação de prazer.
Como se masturbar menstruada?
Bom, mas como começar a se masturbar menstruada?
A nossa dica é que você experimente diferentes posições e jeitos que mais te agradam. Além disso, algumas práticas e produtos favorecem esse momento. Confira:
Toalha Menstrual
Essa dica é de ouro: Toalha Menstrual, um acessório perfeito para a masturbação ou sexo menstruada.
Diferente de uma toalha comum, ela possui camadas de tecido que absorvem a menstruação sem que o sangue passe para o outro lado. Ainda, possui uma tecnologia antimicrobiana que evita odores.
Você pode usá-la sobre a cama, cadeira ou qualquer superfície. Depois do uso, basta lavá-la e esperar secar para usar de novo!
Use uma calcinha menstrual
Outro produto que pode ser útil é uma calcinha menstrual. Essa é uma calcinha lavável, tecnológica e reutilizável. Ela absorve a menstruação, sem a necessidade de usar outro protetor.
E você pode usá-la para conter o sangue durante o período menstrual e também na hora da masturbação.
Algumas mulheres sentem uma sensibilidade extrema ao toque do clitóris. Uma agonia mesmo. Por isso, massagear o clitóris e a vulva por cima da calcinha podem proporcionar muito prazer.
Experimente diferentes posições
Outro conselho é testar diferentes posições. Afinal, o que funciona para uma pessoa, não necessariamente será prazeroso para você.
Experimente de barriga para cima, de bruços, de lado, sentada, com as pernas cruzadas ou esticadas.
Aproveite o chuveiro
Por fim, recomendamos o bom e velho truque do chuveiro! A água evita qualquer bagunça e pode ser bem prático. Além disso, você pode começar durante o banho, a se tocar e experimentar os pontos mais sensíveis e prazerosos para você.
Posso masturbar outra pessoa menstruada?
Você pode masturbar outra pessoa menstruada. Isso porque a menstruação não é impeditivo na hora do prazer. Desde que haja consentimento, você e sua parceira ou parceiro podem fazer o que têm vontade. Todavia, existem cuidados a serem tomados.
Toda prática sexual pode transmitir ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Com a masturbação não é diferente. Tantos os dedos como acessórios sexuais podem carregar microorganismos à vagina. Ainda, a menstruação facilita o contágio.
Portanto, para masturbar outra pessoa menstruada de forma segura, você deve:
- Higienizar bem as mãos, antes e depois da prática;
- Cortar as unhas. Unhas compridas carregam bactérias e também podem provocar ferimentos na vagina;
- Utilizar luvas cirúrgicas para a penetração com dedos, usando lubrificante se necessário.
Leia também: Saúde sexual para mulheres que transam com mulheres
Masturbação atrasa a menstruação?
Quem já nos acompanha sabe que a menstruação nunca atrasa. Ela é sempre pontual e vem quando tem de vir. Já a ovulação, é o evento do ciclo menstrual que não tem data para acontecer e, portanto, tem variação.
Se a ovulação “atrasa” (ou seja, não vem quando estamos esperando), consequentemente a menstruação chegará depois. Já que a menstruação desce após uma queda hormonal, resultado da ovulação.
A masturbação não tem qualquer relação com a ovulação. A ideia de “atraso menstrual” é um mito. Portanto, se masturbar não irá mudar ou desregular nada do seu ciclo menstrual.
Ela, inclusive, pode ser benéfica, uma vez que reduz o estresse - esse sim, pode causar alterações no ciclo. Ou seja: a masturbação faz bem e pode estar presente em qualquer fase do ciclo menstrual.
Aproveite para conferir também: Sexo oral menstruada: pode fazer? Confira 3 dicas